A colheita de cana-de-açúcar 2012/13 do centro-sul do Brasil deve atingir 521 milhões de toneladas, informou a consultoria Archer, em sua segunda estimativa para , que deve começar a ser colhida no próximo mês.

Isso significaria uma produção de 32,56 milhões de toneladas de açúcar e 22,29 bilhões de litros de etanol, disse a Archer em atualização semanal. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) avaliou recentemente que deverá haver uma recuperação na produtividade média dos canaviais de 7 por cento na comparação com a temporada passada, quando ficou abaixo de 70 toneladas por hectare.

A média história para o centro-sul é de 84 toneladas por hectare. A entidade, no entanto, só deverá divulgar a sua previsão de safra ao final de março. O Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo e o setor cresceu rapidamente na última década, com a ampliação do uso de etanol de cana-de-açúcar em carros flex.

Na temporada passada, a safra encolheu pela primeira vez em uma década, após usinas adiarem a renovação dos canaviais e também devido ao mau tempo. A moagem da safra 2011/12, que está praticamente encerrada, atingiu 494,3 milhões de toneladas até meados de fevereiro, disse a Unica na semana passada. A entidade espera que a próxima safra comece “um pouco mais tarde” que o normal.