Seguindo a tendência do Estado, que estima produtividade baixa do algodão para esta safra, os produtores de São Gabriel do Oeste também não estão muito felizes com a safra deste ano. De acordo com dados da Cooperativa de Agronegócios de São Gabriel do Oeste (Cooperoeste), a estimativa é que o algodão tenha uma rentabilidade 40% menor se comparado a safra anterior.

Ainda segundo a Cooperoeste, a produtividade do algodão também terá queda de 20% frente à safra 2011/2012. O principal motivo para a baixa é o clima, que não ajudou no plantio, e nem na colheita do algodão. Por conta das quedas, a expectativa é de haja uma redução do plantio para a safra 2012/2013. Este ano foram plantados 3,970 hectares em São Gabriel. Para a próxima safra, a estimativa é de que sejam plantadas apenas 1,990 hectares, uma queda de quase 50% da área.

Para o gerente executivo da Cooperoeste Juliano Ribeiro os resultados não vão influenciar drasticamente na economia da cidade. “A cidade não perde. O produtor vai apenas trocar a cultura do algodão que não teve boa rentabilidade, pela cultura da soja ou do milho, que nesta safra teve resultados bastante positivos”, afirma Juliano.

Em todo o Estado, a expectativa é de que seja reduzida em cerca 30% a área de plantio do algodão.