Pular para o conteúdo
Economia

Produção de milho chega a 69,48 milhões de toneladas na safra 2011/2012

A pesquisa de grãos da safra 2011/2012, no 10º levantamento, indica um crescimento de produção do milho segunda safra de 60,9% ou o equivalente a 13,08 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 34,57 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 21,48 milhões de toneladas. Os estudos foram realizados pela Conab e divulgados […]
Arquivo -

A pesquisa de grãos da 2011/2012, no 10º levantamento, indica um crescimento de produção do milho segunda safra de 60,9% ou o equivalente a 13,08 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 34,57 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 21,48 milhões de toneladas. Os estudos foram realizados pela Conab e divulgados hoje (5), em .

O destaque da produção do milho se deve às condições favoráveis da cultura nas áreas de maior produção. Já a estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) apresenta um crescimento de 21% ou de 12,07 milhões de t., alcançando 69,48 milhões de toneladas.

O estudo aponta para produção total de grãos uma quantidade de 162,6 milhões de toneladas ou o equivalente a 0,1 % a menos que a obtida na safra 2010/11, quando atingiu 162,8 milhões de toneladas. O resultado representa uma redução de 206,7 mil toneladas. A maior queda ocorreu com a soja (- 8,9 milhões de t) e o arroz (- 2,05 milhões de t). A redução se deve, principalmente, às condições climáticas não favoráveis, principalmente nas fases de desenvolvimento das culturas, quando foram mais prejudicadas as lavouras de milho e de soja, nos estados da região Sul, parte do Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Ainda, uma outra razão foi a forte estiagem nos estados nordestinos que tiveram perda em todas as culturas.

A região Nordeste, sobretudo no semiárido, sofreu bastante com a estiagem que castigou a produção em geral, levando a uma queda de 21,9 % em relação à safra passada, ou seja, 3,5 milhões de toneladas de produtos como milho e feijão.

Área – A estimativa total de área plantada é de 50,83 milhões de hectares, com um crescimento de 1,9% ou 960,7 mil hectares a mais que a da safra 2010/11, quando atingiu de 49,87 milhões de hectares.

A área cultivada do milho segunda safra cresceu 22,7 % ou 1,3 milhão de hectares. A soja vem em seguida, com aumento de 3,4% ou 819,5 mil hectares a mais. Por outro lado, as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área. O feijão, devido a problemas na comercialização, dificuldades climáticas na região Nordeste e nos preços baixos durante o estabelecimento da primeira safra. E o arroz, pela falta de água nos reservatórios, aumento no custo de produção e preços pouco atrativos.

Para a pesquisa, foram contatadas instituições direta ou indiretamente ligadas ao meio agrícola, destacando-se profissionais de cooperativas, secretarias de agricultura e órgãos oficiais e privados de assistência e extensão rural das principais zonas de produção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mexicano futebol setor privado

Futebol: veja os jogos do Brasileirão e da Libertadores de hoje (14)

adriane salário

Adriane Lopes sanciona Lei ‘Anti-Oruam’ e proíbe shows de artistas que fazem apologia às drogas

Maconha avaliada em R$ 2 milhões encontrada em whey e cereal nos Correios tinha como destino o RJ

Irmãos Menendez tiveram as penas reduzidas após série trazer atenção ao caso. O que vem agora?

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

No júri, acusado de participar de assassinato de Gabriel Jordão, ‘Tantan’ nega participação no crime

Últimas Notícias

Polícia

Organização criminosa alvo de operação tinha obras de arte e carros de luxo avaliados em R$ 1,8 milhão

Joias, relógios e cordões de ouro foram apreendidos

MidiaMAIS

Quem viu, viu? Animais icônicos e adorados em Bioparque são doados para aquário do Rio de Janeiro

Espécie exótica que não faz parte da fauna brasileira é uma das preferidas dos visitantes do Bioparque Pantanal

Cotidiano

Abertura de novos mercados deve ampliar parceria comercial entre MS e China

MS deve se destacar na venda de grãos derivados da indústria do etanol de milho

Brasil

Corpo de Divaldo Franco é velado em Salvador

Velório será até as 20 horas (horário de Brasília)