Pular para o conteúdo
Economia

MS deve colher safra de milho 84% superior à do ano passado

Os produtores de milho em Mato Grosso do Sul já estão com 65% da área colhida no estado, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul) feita até sexta-feira passada. Em alguns municípios, a colheita já está quase finalizada, como Chapadão do Sul, na região norte, com […]
Arquivo -

Os produtores de milho em Mato Grosso do Sul já estão com 65% da área colhida no estado, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul) feita até sexta-feira passada. Em alguns municípios, a colheita já está quase finalizada, como , na região norte, com 95% dos trabalhos concluídos.

Em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de produção de milho no ciclo 2011/2012 é de 5,621 milhões de toneladas, 80,44% a mais que os 3,115 milhões produzidos na anterior. A área plantada é de 1,176 milhão de hectares, alta de 24,2% em relação a 946,8 mil ha da safra passada.

O setor está aproveitando a alta no preço da saca, que mantém-se no patamar de R$ 26 em média. O aumento do valor negociado é reflexo direto da quebra da safra do milho nos EUA, produção que foi drasticamente afetada pela intensa seca.

O que estava sendo projetado e já influenciava no mercado foi oficialmente divulgado no último dia 10 de agosto. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a quebra na produção do grão foi de 101,89 milhões de toneladas, passando de uma previsão inicial de 375,68 milhões de toneladas para 273,79 toneladas.

De acordo com Lucas Galvan, assessor técnico de agricultura da Famasul, mesmo as colheitas tardias vão se beneficiar dos preços melhores. Até agora, não há qualquer indicativo de que o Governo Federal possa interferir no mercado para tentar alterar o preço negociado pelo milho.

O analista de mercado Gilberto Bernardi, em entrevista recente ao MS Rural, avaliou que o preço pago ao produtor se aproxima do valor negociado no porto, aproximadamente R$ 34. A diferença no mercado interno é decorrente dos custos de transporte e corretagem na negociação do grão. Os principais compradores do milho brasileiro são Irã, Taiwan, Marrocos e Coréia do Norte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF investiga fraudes processuais e corrupção em duas cidades de MS

Investigação mira escolas em Sidrolândia por falta de segurança contra incêndio e pânico

Rixa com MT faz choperia famosa expandir e ganhar novo nome em Mato Grosso do Sul

Adolescente, integrante de grupo de desafios violentos na internet, é alvo de ação em MS

Notícias mais lidas agora

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Grupo que fazia vítimas no ‘tribunal do crime’ é preso em MS

Tremores de terra aumentam e Sonora registra 6 abalos em um único dia

Últimas Notícias

Famosos

Grávida, noiva de Richarlison rebate críticas ao revelar nome do filho: ‘Não agrada todos’

Noiva de Richarlison, Amanda Araújo quebrou o silêncio após receber críticas pela escolha do nome do primeiro filho com o jogador de futebol; entenda

Brasil

SP: Nunes fica “surpreso” com esvaziamento da Cracolândia

Prefeito alegou que esvaziamento na região pode ter relação com a recente operação na favela do Moinho

Polícia

Operação em conjunto entre PF e PC acaba com prisão em Campo Grande de abusador sexual

São cumpridos 130 mandados em vários estados do país

MidiaMAIS

Algo está acontecendo no Pantanal? Por que felinos estão chegando cada vez mais perto de cidades e pessoas em MS

Especialistas descartam desequilíbrio ambiental e pesquisador diz que, ao invés de comida, felinos estariam atrás de outra coisa