Cotidiano / Economia

Mais da metade dos contribuintes de MS ainda não declararam o imposto de renda

Menos da metade dos contribuintes sul-matogrossenses já entregaram a declaração de Imposto de Renda. A expectativa é que 318 mil prestem contas ao leão em Mato Grosso do Sul e, até agora, menos de 15 dias para encerrar o prazo, apenas 124.700 enviaram suas declarações para a Receita Federal. A Receita espera que em todo o […]

Arquivo Publicado em 17/04/2012, às 19h37

None

Menos da metade dos contribuintes sul-matogrossenses já entregaram a declaração de Imposto de Renda. A expectativa é que 318 mil prestem contas ao leão em Mato Grosso do Sul e, até agora, menos de 15 dias para encerrar o prazo, apenas 124.700 enviaram suas declarações para a Receita Federal.


A Receita espera que em todo o Brasil cerca de 25 milhões de brasileiros façam a declaração do Imposto de Renda, do exercício de 2011. Mas até agora o órgão registrou o recebimento de pouco mais de 10 milhões entregues.


O supervisor do programa de Imposto de Renda de pessoa física da Receita Federal em Mato Grosso do Sul, Antônio César Campos, o prazo se encerra no dia 30 de abril e não é prorrogado. “Quem deixar para o último corre o risco do sistema estar fora do ar, ou mesmo ter imprevistos pessoais e não conseguir fazer sua declaração. É bom adiantar pelo menos um dia”, aconselhou.


Prazo


Campos explicou que quem perder o prazo poderá entregar posteriormente. “Mas isso vai incidir em multa de 1% ao mês sob o imposto devido”.


O contribuinte pode regularizar a situação a qualquer tempo após o encerramento do prazo, ressaltando que haverá os encargos.


Orientação


Para Campos, a principal orientação é para antecipar a entrega da declaração do Imposto de Renda. “Assim ficará mais tranquilo”, enfocou.


O supervisou destacou que o contribuinte que tiver dificuldade em disponibilizar algum documento pode entregar a declaração e fazer uma retificadora posteriormente. “É a melhor alternativa para garantir entregar no prazo. Só não pode esquecer de fazer a retificadora depois”.


Jornal Midiamax