Os trabalhos estão adiantados na comparação com a mesma época do ano passado, quando menos de 2 por cento da havia sido colhida.

A colheita do cereal começa a ganhar ritmo no Paraná, maior produtor brasileiro, onde atingiu 5% do total semeado, avanço de mais de dois pontos percentuais ante a semana anterior. Na mesma data do ano passado, os produtores ainda não haviam colhido o milho no Estado.

No Rio Grande do Sul, já foram colhidos 12 % da safra, contra 8,4 % em igual período de 2011.

SEGUNDA SAFRA

A consultoria ressalta que é tímido o avanço do plantio de milho segunda safra, tanto em Mato Grosso como no Paraná.

Em Mato Grosso, as chuvas recentes estão dificultando a colheita da soja, consequentemente, postergando a semeadura do milho no Estado.

“A chuva que outrora trouxe alegrias aos produtores do Estado de Mato Grosso, hoje atrapalha o desenvolvimento da colheita da soja, o que consequentemente provocará atrasos na semeadura da safra do milho de inverno”, apontou a consultoria.

COMERCIALIZAÇÃO

A Céleres indicou na segunda-feira (23) que a comercialização de soja da safra 2011/12 do Brasil atingiu 47% da safra prevista nesta temporada, dois pontos à frente de igual período de 2011 e bem adiantada frente à média dos últimos cinco anos, que é de 37 por cento.(Reuters / Portal do ).