Pular para o conteúdo
Economia

Colapso no setor portuário dificulta escoamento da safra de milho no Brasil

Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná têm perspectivas de safra recorde do milho safrinha.  De acordo com a Conab, o grão deve aumentar em 21% sua produção, totalizando 69,4 milhões de toneladas.  Somente em Mato Grosso do Sul são 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 66,7% em relação à […]
Arquivo -

Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná têm perspectivas de recorde do milho safrinha.  De acordo com a Conab, o grão deve aumentar em 21% sua produção, totalizando 69,4 milhões de toneladas.  Somente em Mato Grosso do Sul são 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 66,7% em relação à safra passada. Embora os resultados sejam expressivos, os estados enfrentam dificuldades no escoamento da produção. Com infraestrutura de transporte portuário, ferroviário e hidroviário deficitários, produtores rurais podem amargar altos custos.

Para tratar dos desafios de investimento e estruturação do escoamento, o consultor de Logística e Infraestrutura da Confederação de Agricultura e Pecuária do (CNA), Luiz Antônio Fayet, estará em (MS), nessa sexta-feira, dia 20 de julho, durante o Seminário de Logística, Intraestrutura e , promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar/MS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Fayet irá focar as oportunidades e desafios para o agronegócio brasileiro. Para o consultor, o principal entrave no país está no colapso portuário. “Falta capacidade operacional, recursos e a obstrução política para expansão privada impacta diretamente no desenvolvimento do país,  pois a crise nos portos rebaixa preços para quem exporta e aumenta para quem importa”, explica. Uma das alternativas é revogação do decreto 6.620/2008 e a aprovação do projeto de Lei n° 118/11, corrigindo a Lei dos Portos 8630/93, ampliando, assim, a participação da iniciativa privada em investimento no setor.

Seminário – O Seminário Logística, Infraestrutura e Agronegócio irá tratar ainda do Plano Estadual de Logística para MS, com o governador do Estado, André Puccinelli, além de temas como os terminais de uso da multimodalidade para escoamento do etanol e outros combustíveis líquidos, o transporte fluvial e a situação atual da hidrovia Tietê-Paraná. O evento será realizado na sede da Famasul, no dia 20 de julho, das 7h às 18h, no Auditório da Casa Rural, à rua Marcino dos Santos, 401. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Senar/MS – www.senarms.org.br, ou no local do evento.
 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-BBB Paula Amorim revela ter sofrido segundo aborto: ‘É uma dor silenciosa’

COB fecha com a Adidas como novo fornecedor de material esportivo

Presidente da Santa Casa chega à audiência e reafirma déficit mensal de R$ 13 milhões

Condenado por tráfico de drogas que estava foragido da Justiça é preso em Dourados

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Operação desmonta quadrilha que furtava combustível de locomotivas de trens em MS

Últimas Notícias

Política

Adriane Lopes sanciona Lei ‘Anti-Oruam’ e proíbe shows de artistas que fazem apologia às drogas

A lei surgiu como uma proposta na Câmara através do vereador André Salineiro (PL) e gerou discussão em sessões

Polícia

Maconha avaliada em R$ 2 milhões encontrada em whey e cereal nos Correios tinha como destino RJ

A maconha estava em 10 sacos divididos nas embalagens

Mundo

Irmãos Menendez tiveram as penas reduzidas após série trazer atenção ao caso. O que vem agora?

Irmãos argumentam que agiram em legítima defesa após anos de abuso sofrido pelo pai

Polícia

No júri, acusado de participar do assassinato de Gabriel Jordão, ‘Tantan’ nega participação no crime

Ryan Victor Alencar Silva e Wellington da Silva Bernardo foram a júri popular na manhã desta quarta-feira (14)