Pular para o conteúdo
Economia

Brasil espera colher safra recorde de café

A produção de café para a safra 2012 aponta um crescimento de 16% quando comparado à temporada anterior que foi de 43,48 milhões de sacas. Os números da segunda pesquisa da safra do café realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram apresentados nesta quinta-feira, 10 de maio, em Brasília. “A expectativa de colher 50,45 […]
Arquivo -
A produção de café para a 2012 aponta um crescimento de 16% quando comparado à temporada anterior que foi de 43,48 milhões de sacas. Os números da segunda pesquisa da safra do café realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foram apresentados nesta quinta-feira, 10 de maio, em .
“A expectativa de colher 50,45 milhões de sacas de café beneficiados é histórica e supera a safra 2002 de 48,48 milhões de sacas”, afirmou o secretário substituto de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Júnior. Ele acrescenta que apesar da estiagem ocorrida na Zona da Mata (MG) e Rondônia, e a queda na área plantada do Paraná, a reação nos preços do produto tem estimulado os cafeicultores a promover uma melhora tecnológica na lavoura.
Alta bienalidade e o manejo agrícola têm possibilitado a obtenção de elevada produtividade e um produto de boa qualidade. Entre as práticas agrícolas adotadas pelos agricultores está o emprego de cultivares melhoradas, controle de pragas e doenças, calagem, adubação, irrigação, desbrota e a poda.
De acordo com o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto, a produção mantém um crescimento constante, demonstrando que a maior utilização da mecanização, aliada às inovações tecnológicas, às exigências do mercado à qualidade do produto e a boa gestão da atividade são fatores extremamente importantes e necessários para o avanço e modernização da cafeicultura. “Em agosto, os técnicos da Conab voltarão a campo para nova pesquisa e teremos maior segurança no comportamento da produção, já que 96% da safra estarão colhidas”, afirmou.
Silvio Porto diz que a desaceleração dos preços do grão no mercado internacional está sendo provocada pela crise na União Europeia, que diminui o consumo da bebida, e também pela projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) da safra brasileira em 55 milhões de sacas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
semafoo

Atenção, condutores: semáforos do cruzamento da Afonso Pena com a Rua Alexandre Faráh estão desligados

Até o IBGE: mapa ‘confunde’ MT com MS e coloca Amazônia em Mato Grosso do Sul

Moraes alerta que live pode levar à prisão de Bolsonaro e bloqueia Pix de Eduardo

Foragido, ex-policial militar de MS é preso por reconhecimento facial em SP

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

biblioteca

Férias na Biblioteca: atividades gratuitas continuam nesta terça-feira

Últimas Notícias

Política

Sancionada lei em que Conselho Superior de Magistratura de MS volta a ter três membros

Antes, Conselho era composto por cinco membros

Polícia

Justiça condena jovem por latrocínio de homem e ocultar corpo sob ponte em Nova Andradina

Réu teria influenciado casal de adolescentes a participar do crime, que vão para Unei

Famosos

‘Não sentiu dor’, detalha Carolina Dieckmann sobre últimos dias de Preta Gil

Ao Estudio I, Carolina Dieckmann abriu o coração e deu detalhes de como Preta Gil estava nos últimos dias de sua vida; confira

Polícia

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Organização tinha 13 obras de arte de Guignard e Portinari, além de Porsches