Pular para o conteúdo
Economia

Geada e chuva encolhem previsão de safra agrícola no Brasil

O Brasil deve colher neste ano safra de 158,8 milhões de toneladas de grãos, volume ligeiramente inferior ao inicialmente previsto, consequência direta das geadas e chuvas que afetaram algumas culturas no primeiro semestre, indica projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova estimativa de colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas foi realizada […]
Arquivo -

O Brasil deve colher neste ano de 158,8 milhões de toneladas de grãos, volume ligeiramente inferior ao inicialmente previsto, consequência direta das geadas e chuvas que afetaram algumas culturas no primeiro semestre, indica projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova estimativa de colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas foi realizada com base nos dados recolhidos no campo em julho e é 1,7% inferior a calculada em junho (161,5 milhões de toneladas).

Apesar das perdas dos últimos meses provocadas por diferentes fatores climáticos (como geada e chuva), a produção deste ano será recorde e 6,2% superior a de 2010 (149,6 milhões de toneladas), até agora a maior da história do país.

Para o IBGE, as culturas mais prejudicadas pelas chuvas e geadas deste ano foram as de milho, trigo, feijão e aveia, principalmente nos estados do sul do país.

A produção de milho no estado do Paraná, segundo maior produtor nacional do grão, será 30,2% inferior a previsão inicial devido à seca que atingiu a cultura em maio, às geadas registradas entre os dias 27 e 28 de junho e à chuva excessiva no momento da colheita em julho.

“A exemplo do ocorrido com o milho, as geadas de 27 e 28 de junho prejudicaram as plantações de trigo que estavam mais adiantadas no Paraná, já em estado de floração, provocando perdas da colheita em 34.845 hectares”, detalha comunicado do instituto.

As perdas, no entanto, não vão impedir que a colheita do Brasil, um dos maiores produtores mundiais de alimentos, bata novo recorde este ano graças ao aumento de 4,9% da área plantada, para 48,9 milhões de hectares.

Os principais produtos serão soja, milho e arroz, nessa ordem. Juntos esses grãos representam 90,5% da produção nacional de cereais e 82,3% da área cultivada.

A área cultivada de soja terá aumento de 3,3% na comparação com a do ano passado e sua produção chegará a 74,8 milhões de toneladas, com crescimento de 9,2%.

Apesar da área colhida de milho ter crescido 4,2%, a produção do grão será 1,1% inferior (55,5 milhões de toneladas).

Já a produção de arroz será de 13,4 milhões de toneladas, acréscimo de 18,9%, graças ao fato da área cultivada chegar a 2,8 milhões de hectares, com expansão de 1,6%.

Dos 25 produtos analisados, 14 terão produção maior neste ano, com destaque para o algodão, 72,5% superior a colheita de 2010, batata inglesa de primeira safra (13,5%), cacau (4,4%), sorgo (24,3%) e cevada (9%).

Entre os produtos cuja produção será menor está o amendoim de segunda safra (-39,8%), aveia (-9,4%), café (-6,6%), cana-de-açúcar (-5,1%) e batata inglesa de segunda safra (-3,3%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

UBS da Reserva Indígena de Dourados recebe ar-condicionado após quatro anos de espera

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Política

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Zeca destaca o otimismo com a disponibilidade do futuro político que Trad ainda não definiu

Famosos

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

Cotado para o Emmy 2025, Wagner Moura é esnobado e não leva nenhuma indicação por Ladrões de Drogas; veja a lista completa

Polícia

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Criminoso tem várias passagens, inclusive por latrocínio

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro recebe o 36° Feirão de Empregos da Funsat entre 13h e 16h