Pular para o conteúdo
Consumidor

Mais 27 mil foram afetados por voos cancelados em MS; confira os direitos dos passageiros

O Estado aparece na 4ª colocação do ranking de cancelamentos do Centro-Oeste, atrás do Distrito Federal (2.826), Goiás (332) e Mato Grosso (292)
Karina Campos -
Aeroporto de Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Cancelamentos de voos no afetaram mais de 27 mil passageiros entre maio de 2024 e maio deste ano. Os números foram fornecidos ao Jornal Midiamax pela plataforma Resolvvi, com base em dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e mostram que o Estado registrou 213 cancelamentos no período.

Conforme o relatório, o Estado aparece na 4ª colocação do ranking de cancelamentos do Centro-Oeste, atrás do Distrito Federal (2.826), Goiás (332) e Mato Grosso (292). Ao todo, a região contabilizou 3.663 voos cancelados, afetando mais de 465 mil passageiros.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A maioria dos cancelamentos ocorreu no Aeroporto Internacional de , que concentra boa parte da operação aérea do Estado. Contudo, também houve registros pontuais nos aeroportos de Dourados, Corumbá e Três Lagoas, especialmente em trechos de baixa frequência e alta sazonalidade, como nas rotas para São Paulo e (DF).

A empresa estima que menos de 5% dos passageiros prejudicados por cancelamentos recorrem à Justiça, mesmo quando há base legal para a . Assim, a plataforma já recuperou mais de R$ 122 milhões em 24,2 mil pedidos de indenizações, e tem uma taxa média de sucesso de 89%, desde a fundação.

aeroporto/Nathalia Alcântara
Aeroporto de Campo Grande. (Ilustrativa, arquivo, Jornal Midiamax)

Direitos do passageiro

O Daniel Jone Aragão, especialista em Direito do Consumidor Aéreo, explica que a Resolução nº 400 da Anac garante que a companhia aérea avise sobre alterações de voo com pelo menos 24 horas de antecedência.

“Atuo há mais de 10 anos como advogado especializado em Direito do Passageiro e vejo isso diariamente. Mesmo com uma quantidade significativa de casos em nosso escritório, percebo que poucos consumidores aéreos buscam seus direitos e muitos sequer sabem que os têm. Por isso, essa nossa conversa é muito importante para levar informação de valor a todos”.

Logo, a assistência material é obrigatória nos casos de atraso:

  • a partir de 1 hora, comunicação gratuita;
  • a partir de 2 horas, alimentação;
  • a partir de 4 horas, hospedagem e transporte, quando houver necessidade de pernoite.

Todavia, se a alteração ultrapassar esses limites, ou se for comunicada com menos de 24 horas de antecedência, o passageiro pode escolher entre:

  • Reacomodação em outro voo, da mesma companhia ou de outra, sem custo.
  • Reembolso integral do valor pago.
  • Transporte por outra modalidade, por exemplo, ônibus ou táxi, quando aplicável.

Quais os casos em que há o direito a uma indenização?

“Não existe um tempo fixo definido em lei para que o atraso ou cancelamento gere indenização. O que se avalia é o impacto que a situação causa na vida do passageiro”. Costumeiramente, podem ser subdivididos em dois tipos de prejuízos:

  • Danos materiais: prejuízos concretos e comprováveis, como hospedagem perdida, passeios não realizados, diárias pagas, etc.
  • Danos morais: situações que afetam de forma significativa o bem-estar, o equilíbrio emocional ou a dignidade do passageiro, e que dependem da análise do juiz.

Em geral, atrasos superiores a seis horas ou cancelamentos que causem grande transtorno, por exemplo, perder um evento único, tendem a ter maior chance de indenização. A indenização por dano moral visa compensar o passageiro pelo impacto sofrido, e não punir a companhia aérea.

Reembolso

O advogado também destaca que a companhia aérea deve reembolsar integralmente o passageiro quando a alteração compromete a viagem ou em casos de impedimento por motivo relevante, como problema grave de saúde.

Por outro lado, o reembolso parcial ocorre quando o próprio passageiro opta por não viajar sem justificativa relevante. “Nesses casos, as companhias costumam aplicar multas elevadas, mas há entendimento de que o desconto não deve ultrapassar 20% do valor pago, desde que o aviso seja feito com antecedência razoável”.

Reúna documentos

Para garantir seus direitos, a orientação é registrar provas como fotos, cartões de embarque e protocolos de atendimento, além de tentar solução administrativa. Portanto, caso não haja acordo, a recomendação é buscar apoio jurídico especializado.

“Hoje, o canal extrajudicial mais eficiente é o Consumidor.gov.br, que obriga resposta da empresa em até 10 dias. SACs e centrais telefônicas, infelizmente, raramente dão resultado satisfatório”, conclui.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

servidores sidrolandia

Prefeitura de Sidrolândia proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

adriane governo

Plano do Governo Federal deve reduzir filas na Saúde de Campo Grande, diz Adriane Lopes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Restos de rato? Jovem se depara com ‘corpo’ estranho em molho de tomate enquanto preparava jantar

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Halloween Sephora 2025: Anitta é confirmada como atração principal do baile de beleza

Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda e beleza está de volta! A sexta edição do “Baile de Halloween” da Sephora já tem data, tema e atrações confirmadas. Marcado para o dia 18 de outubro de 2025 (sexta-feira), o baile acontecerá em um local inédito em São Paulo e trará uma programação de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Maroon 5 anuncia show gratuito e exclusivo em São Paulo em dezembro

Os fãs de Maroon 5 já podem começar a contagem regressiva! A banda norte-americana fará um show gratuito e exclusivo em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. A novidade foi anunciada pela Budweiser, que será responsável por organizar o evento Bud Live, trazendo o grupo liderado por Adam Levine de volta ao Brasil … Continued

Transparência

Promotoria apura TAF feminino de concurso para Agentes Socioeducativos em MS

Mulheres registraram questionamentos sobre edital na ouvidoria do Ministério Público

Le Blog Maria Antonia

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Uma das notícias mais comentadas do momento une o mundo da música e da política: Katy Perry e o ex-primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, são oficialmente um casal. 😱 Após meses de rumores, a confirmação veio depois que os dois foram flagrados trocando beijos e carícias a bordo do iate de luxo de Katy, ancorado … Continued