Pular para o conteúdo
Consumidor

TRF3 alerta sobre ação de estelionatários em ‘pagamento’ de precatórios

Estelionatários se passam por integrantes de escritórios da advocacia para pedir valores referentes a precatórios em discussão na Justiça Federal
Humberto Marques -
TRF3 alertou para a ação de estelionatários que citam o pagamento de precatórios (Divulgação)
Sede do TRF3 (Divulgação)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) emitiu alerta sobre tentativas de golpes para o recebimento de precatórios. Os estelionatários se valem de mensagens por e-mail ou via WhatsApp enviados a clientes de advogados com processos na Justiça Federal.

Dessa forma, o aviso cabe a pessoas que tenham ações tramitando na Justiça Federal. Em nota, o TRF3 informou que as tentativas de golpes envolvem estelionatários que se passam por integrantes dos escritórios. Estes informam que a expedição do precatório –título público que prevê pagamentos– depende do pagamento de valores para resgate do crédito.

Com isso, os criminosos induzem as pessoas a realizarem depósitos indevidos. Em outros casos, os golpistas afirmam ser necessária a realização de depósito bancário relativo a supostas certidões negativas ou custas processuais. Essas seriam condições para a liberação de crédito.

TRF3 explica sobre como fugir de estelionatários

A Justiça Federal esclarece que nunca condiciona o pagamento dos precatórios a depósitos de qualquer natureza, como afirmam os estelionatários. Assim, não se exige por telefone, mensagem ou e-mail o pagamento de taxas, custas ou qualquer despesa para a liberação.

O TRF3 também disponibiliza uma página com informações sobre precatórios. Porém, a consulta sobre a liberação só está disponível mediante fornecimento o número do processo, CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou nome da parte. Em caso de dúvida, entre em contato com o advogado do processo ou envie e-mail para precatoriotrf3@trf3.jus.br.

O CJF (Conselho da Justiça Federal) também tem um hotsite com informações sobre precatórios e RPVs (Requisições de Pequeno Valor) da Justiça Federal. A interface tem por objetivo simplificar o entendimento dos cidadãos sobre o tema.

Além disso, a Justiça Federal não envia links por e-mail ou mensagens de telefone. Não existe número para atendimento sobre precatórios com “0800”. Se receber ligações ou mensagens de alguém que se diga autorizado a transferir o crédito do precatório, interrompa o contato e procure seu advogado ou a Justiça Federal.

Cuidado ao negociar os títulos

Caso receba contato de pessoas ou empresas interessadas em comprar os créditos de seus precatórios, peça orientação do seu advogado. Além disso, confirme a previsão do pagamento na Vara Federal responsável pelo processo antes de qualquer cessão ou venda dos valores.

Os Tribunais Regionais Federais irão depositar os valores para os beneficiários em conta aberta para esta finalidade, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. O depósito não será feito em conta pessoal.

O saque é realizado diretamente na agência bancária, com os documentos pessoais, ou por meio de TED (Transferência Eletrônica Disponível).

Somente o beneficiário ou o advogado (que tenha procuração com poderes para receber ou levantar valores) tem acesso aos valores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)