Natal e Ano Novo impulsionam comércio de MS e consumidores devem gastar até R$ 456 em presentes

Em 2024, projeções indicam que as festas de Natal e Ano Novo movimentarão R$ 1,27 bilhão em Mato Grosso do Sul

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Lojas apostam em decoração de Natal para vendas de fim de ano (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

As festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, são consideradas o período mais lucrativo para o comércio e estão entre as datas mais aguardadas pelos empresários. Neste ano, o cenário é promissor, com projeções de uma movimentação econômica de R$ 1,27 bilhão em Mato Grosso do Sul.

Os dados são da pesquisa sazonal do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS), realizada em oito municípios. O levantamento indicam que os sul-mato-grossenses devem desembolsar cerca de R$ 456,00 com presentes de Natal.

Natal: destaque econômico para o comércio

Do total estimado, R$ 837 milhões estão relacionados a Natal, divididos entre R$ 414,8 milhões para presentes e R$ 422,6 milhões para celebrações. Esse valor representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior.

Economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, avalia o cenário como otimista, pois o consumidor sul-mato-grossense está mais propenso a celebrar, o que reflete diretamente na economia.

“É o momento oportuno para o comércio se preparar, atender bem e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano”, diz.

Em relação ao gasto médio, a pesquisa revela que os consumidores pretendem desembolsar até R$ 456 com presentes de Natal, enquanto as comemorações devem ficar em torno de R$ 340,00.

Comportamento do consumidor no Natal

Em Mato Grosso do Sul, 83,49% dos consumidores pretendem comemorar o Natal, e 61,23% planejam comprar presentes. Entre os itens mais procurados estão roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%).

A preferência pelas compras em lojas físicas é predominante, sendo destacada por 86,81% dos entrevistados. Além disso, 78,68% pretendem realizar compras no centro das cidades.

Regiane destaca que os consumidores sul-mato-grossenses valorizam descontos no pagamento à vista (70,65%) e a qualidade dos produtos (66,61%). “É uma característica do consumidor sul-mato-grossense e precisa ser priorizada pelos comerciantes”, recomenda.

Celebrações de Ano Novo fortalecem o mercado

Embora o Natal seja mais lucrativo ao comércio, as comemorações de Ano Novo também movimentarão a economia, com 83% dos consumidores planejando comemorar as datas, principalmente em família ou com amigos próximos (80,98%). O gasto médio previsto para essas celebrações é de R$ 348, com os valores mais altos registrados em Três Lagoas (R$ 515,07), Coxim (R$ 443,92) e Campo Grande (R$ 332,10).

Paulo Maciel, analista técnico do Sebrae/MS, ressalta a importância de fidelizar clientes nesse período. “Investir em boas experiências presenciais, descontos para pagamentos à vista e estratégias criativas nas redes sociais pode ser a chave para atrair mais consumidores”, orienta.

Estratégias para o comércio

Em 2024, 87% dos consumidores disseram preferir as compras presenciais, mas muitos também estão atentos às opções online. Para atender a ambos os públicos, os empresários devem investir em promoções personalizadas, como descontos progressivos e combos para itens como roupas, calçados.

Maciel também recomenda ações específicas para engajar os consumidores. “Mostre os bastidores da loja, conte histórias por trás dos produtos, apresente dicas de presentes e crie desafios ou sorteios temáticos de Natal e de Ano Novo para engajar os clientes e atrair mais movimento”, conclui o analista.

13º salário e planejamento financeiro

Apesar do impacto positivo das festas, uma pesquisa revelou que 55,73% dos entrevistados não receberam o 13º salário em 2024, enquanto 44,27% tiveram acesso ao benefício. Entre esses, 27,48% planejam usar o recurso para pagar contas, 13,34% para poupar, 11,63% para comprar móveis e eletrodomésticos e 10,83% para quitar dívidas.

A pesquisa da Fecomércio-MS ocorreu entre os dias 4 e 12 de novembro, entrevistando 1.931 pessoas em oito municípios de Mato Grosso do Sul. O levantamento possui nível de confiança de 95% e margem de erro entre 5% e 6%.

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