Oi, Tim, Claro e Vivo? Em breve, os sul-mato-grossenses verão as gigantes da telecomunicação dividirem espaço com novas empresas de telecomunicações até então desconhecidas. Isso porque o leilão de 5G realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), permitiu a entrada de novas operadoras em Mato Grosso do Sul. São elas a telecom mineira Algar e a cearense Brisanet.

A Brisanet arrematou as faixas de radiofrequência destinadas à prestação do serviço nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, e levará cobertura 5G para os municípios com menos de 30 mil habitantes – o que inclui 64 municípios de Mato Grosso do Sul.

Já a Algar atuará apenas na cidade de Paranaíba, no Estado, com sinal 5G na frequência 2.3 GHz, concorrente da Claro. Ela já cumpriu o prazo estabelecido pela Anatel, que venceria apenas em 2028, e já disponibiliza a tecnologia 5G para a população de 40.957 pessoas. A empresa já atua em São Paulo e em Minas Gerais.

Em outras palavras, com a chegada do 5G no Estado, as populares, conhecidas pelos sul-mato-grossense, continuam fornecendo os serviços móveis, entretanto ganharam duas novas concorrentes.

Onde estão as operadoras

Com 54% de participação no mercado, a tecnologia 5G em Mato Grosso do Sul é liderada pela Claro. A Telecom está presente em Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Contudo, novas cidades de Mato Grosso do Sul devem ser contempladas futuramente com a ativação do 5G. Segundo a operadora, essas ativações estão sendo cumpridas conforme as determinações da Anatel e “são realizadas de acordo com um planejamento estratégico, que leva em consideração o cenário mais adequado para a região e a possibilidade de ofertar a melhor experiência possível aos clientes. A Claro destaca a importância do estado de Mato Grosso do Sul e seguirá investindo na ampliação da sua rede 5G na região”.

A operadora Tim está atuando atualmente com o sinal 5G em Campo Grande e Ivinhema. Durante o mês de agosto, o município de Dourados receberá a nova tecnologia. “A companhia trabalha continuamente para expandir o 5G no Estado e já cobre todos os municípios com a tecnologia 4G”, apontou a operadora.

Já a operadora Vivo está disponível em todas as capitais do país e cidades acima de 200 mil habitantes. No Mato Grosso do Sul, a tecnologia do 5G está disponível em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Mas, quais operadoras são essas?

Algar

Grupo Algar. A empresa com sede em Uberlândia (MG) foi criada pelo comendador Alexandrino Garcia – e é daí que vem a origem do nome “Algar”. Em 2024, a empresa completa 70 anos, com mais de 30 anos de experiência em telefonia móvel.

Ela está presente atualmente em 372 municípios de 16 Estados e Distrito Federal, com uma extensa infraestrutura, construída com tecnologia de ponta e suportada por uma rede de cerca de 137 mil km de fibra ótica, sendo mil de cabos óticos submarinos.

No final do ano passado, a companhia realizou a expansão do 5G, chegando a Mato Grosso do Sul no município de Paranaíba, com o sinal 5G, na frequência 2.3 GHz. Segundo a empresa, a expectativa é ampliar o sinal 5G em uma nova fase de expansão da companhia.

Contudo, a companhia expandiu sua telefonia móvel para novas áreas, por meio de MVNO (Mobile Virtual Network Operator). Em Mato Grosso do Sul, a tecnologia já está disponível para o segmento empresarial em Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados e Três Lagoas.

Brisanet

A telecom nordestina, fundada há 23 anos, tem sede na cidade de Pereiro, no Ceará e atua como provedora de internet fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel.

A Brisanet promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende mais de 110 cidades nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. São mais de 790 mil assinantes com uma estrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica. Em julho de 2021, a Brisanet estreou na Bolsa de Valores do Brasil.

O valor ofertado pelo bloco Centro-Oeste de 3,5 GHz foi de R$ 105 milhões, adicionados do compromisso de oferecer cobertura 5G em 383 cidades com menos de 30 mil habitantes até 2029. Ágio-compromisso de oferecer cobertura 5G em 57 localidades em municípios com menos de 30 mil habitantes em 2029.

No entanto, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 64 devem receber o sinal do 5G pela Brisanet. Segundo a empresa, oficialmente ainda não tem um plano de negócio definido para o Centro-Oeste.

Municípios com 5G

Conforme o último levantamento realizado pelo Jornal Midiamax, em julho de 2024, nove cidades do interior, além da Capital, já contam com a antena da tecnologia móvel 5G. A tecnologia promete conexões de internet com ultravelocidades.

Entretanto, no Estado, atualmente são 233 antenas de rede 5G, sendo predominada pela operadora Claro, com 101 unidades, seguida da Tim (77), Vivo (54) e Algar (1), conforme o levantamento feito Conexis – atualizado em junho de 2024.

Seguindo o cronograma imposto pela Anatel, até dezembro de 2026, 30% dos municípios já devem contar com a tecnologia 5G. Em dezembro de 2027, cerca de 60%, além de 90% até dezembro de 2028. A expectativa é que, em dezembro de 2029, todos os municípios estejam utilizando a tecnologia 5G.

Confira os municípios que se enquadram na categoria do 5G:

Miranda, São Gabriel do Oeste, Jardim, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Anastácio, Itaporã, Ribas do Rio Pardo, Bela Vista, Ladário, Bataguassu, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Terenos, Bonito, Cassilândia, Itaquiraí, Costa Rica, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Fátima do Sul, Mundo Novo, Porto Murtinho, Iguatemi, Água Clara, Coronel Sapucaia, Paranhos, Nioaque, Camapuã, Deodápolis, Eldorado, Aral Moreira, Brasilândia, Tacuru, Dois Irmãos do Buriti, Batayporã, Angélica, Sete Quedas, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Anaurilândia, Antônio João, Santa Rita do Pardo, Bodoquena, Pedro Gomes, Inocência, Laguna Carapã, Bandeirantes, Jaraguari, Juti, Selvíria, Caracol, Vicentina, Corguinho, Douradina, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Rochedo, Rio Negro, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Figueirão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.