Pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), indica que donos de bares e restaurantes, optaram por segurar o repasse da inflação para manter a clientela.

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o repasse da inflação integral para os clientes traz consequências no desempenho das empresas.

“Nesse cenário, o que observamos é que os empreendedores têm optado por reduzir as margens de lucro para manter o público, mesmo que isso dificulte algumas operações. Isso porque o setor apresenta dificuldades financeiras; 60% das empresas operaram sem lucrar no mês de julho”, explica.

Dados do IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nessa sexta-feira (9), revelam que no acumulado do ano, os principais insumos apresentam uma alta de 3,65%, já os preços nos estabelecimentos apontam aumento de 2,76%.

Pesquisa da Abrasel, realizada no mês de junho, mostra que 39% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Outros 51% foi possível fazer um reajuste conforme ou abaixo da inflação.