Um celular de R$ 1,5 mil virou ação judicial em Campo Grande após o item, comprado por uma dona de casa de 43 anos na loja virtual da Americanas, ser descartado sem aviso prévio pela Assistência Autorizada da loja.

Conforme os autos do processo, a compra aconteceu em dezembro de 2021. “Após a espera para a chegada do produto, quando obteve o mesmo em mãos, se viu frustrada ao perceber que o aparelho não estava nas condições normais de um aparelho novo, haja vista que nem ao menos ligava ou funcionava”, diz trecho da petição.

Assim, a dona de casa levou o aparelho até a assistência técnica esperando que o celular fosse consertado ou até trocado por outro. Porém, após dias esperando uma resposta – e para sua surpresa -, a mulher foi informada que o celular ‘novo’ foi descartado.

Procon entrou na jogada

A dona de casa levou o caso para o Procon/MS, órgão de defesa aos direitos do consumidor. Meses após a compra, em agosto de 2022, a primeira audiência de conciliação não deu em nada, já que a Americanas faltou a reunião.

O segundo encontro aconteceu em maio de 2023 e também terminou sem solução. Segundo o processo, a Americanas teve uma “postura não colaborativa” e, por isso, não houve acordo.

Até novembro, quando ingressou com a ação na Justiça, a dona de casa estava sem celular e nem havia recebido dinheiro da compra de volta. Na ação, a autora pede os R$ 1,5 mil do celular de volta e R$ 12 mil por danos morais.

Ao Jornal Midiamax, as Lojas Americanas informou que não comenta processos em andamento, mas salientou que a assistência técnica é autorizada da Samsung, que não foi acionada pelo Procon/MS.