Pesquisa divulgada nesta terça-feira (6), pelo Ibevar – FIA (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado), aponta queda de 20% na venda de presentes para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (11). O levantamento é em comparação ao ano de 2023. Para atrair a clientela, lojistas apostam em promoções.

Em Campo Grande, o cenário é preocupante. Ainda há pouca movimentação nos comércios do centro da cidade. As fachadas das lojas já estampam diversas promoções que incluem presentes a partir de R$ 20. Neste valor é possível encontrar desde copos térmicos a sapatos.

Comerciantes da região central esperam que o volume de vendas aumente no sábado (10), véspera da comemoração. “As vendas aumentarão no sábado porque a maioria deixa para comprar na última hora. Estamos com bastante opção de presentes a partir de R$ 20”, afirma Bianca Nogueira Borges, caixa em uma loja de utilidades.

Sugestão para lojistas

A pesquisa realizada pela Ibevar considerou seis categorias: alimentos e bebidas, experiências, vestuário e acessórios, cuidados pessoais, eletrônicos, livros e entretenimento.

O levantamento examinou tendências desde 2017 e identificou mudanças mais amplas em direção a experiências, bem-estar, propósito e reconhecimento por ato de premiação. A pesquisa sugere que varejistas invistam em personalização, hibridização e promoções focadas em valor.

“O sucesso dependerá da compreensão das necessidades em evolução dos consumidores, do monitoramento dos sinais do mercado e da entrega de produtos e experiências que ressoem emocionalmente, fornecendo uma clara proposta de valor. Agilidade na gestão de estoque, parcerias e marketing serão cruciais para navegar no cenário em mudança de presentear no Dia dos Pais no Brasil”, pontua o presidente da Abevar, Claudio Felisoni de Angelo.