Confira como retirar absorvente de graça em uma Farmácia Popular em Campo Grande
Beneficiários poderão fazer a retirada do item de higiene em uma farmácia credenciada no programa do Governo Federal
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (18), a disponibilização de absorventes para pessoas em vulnerabilidade social por meio do programa Farmácia Popular. Em Campo Grande, há 131 unidades credenciadas no programa do Governo Federal distribuídas em diferentes regiões da cidade.
Os absorventes poderão ser entregues a 24 milhões de pessoas com idade entre 10 a 49 anos de idade entre estudantes de escolas públicas de baixa renda, pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade extrema ou recolhidas no sistema prisional.
Quais são os critérios?
O Ministério da Saúde informou que serão contemplados brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
Já a renda dos estudantes de escolas públicas poderá ser de até meio salário mínimo por membro familiar, o que equivale a R$ 706. Neste caso, também é preciso estar inscrito no CadÚnico. Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.
Como fazer a retirada de absorvente de graça em Campo Grande?
As pessoas contempladas poderão fazer a retirada do absorvente em uma unidade da Farmácia Popular em Campo Grande apresentando um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’.
A autorização, que pode estar em formato digital ou impresso, deve ser gerada no aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.
O download do aplicativo está disponível no portal do Ministério da Saúde. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.
Quem tiver dificuldade em acessar o aplicativo pode se dirigir até a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), onde os agentes de saúde e outros profissionais poderão ajudar com a emissão da autorização.
Pessoas em situação de rua também podem ir até a um CRAs e Creas (Centros de Referência da Assistência Social), Centros POP, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá coordenar a entrega dos absorventes nas unidades prisionais para as pessoas em privação de liberdade.
Notícias mais lidas agora
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
- Festa de Natal acaba com homem esfaqueado no peito pela esposa após discussão em MS
- Motorista é cercado por grupo de 7 e carro é roubado no Tiradentes em Campo Grande
Últimas Notícias
Nas eleições de 2024 o Brasil elegeu 385 pessoas autodeclaradas quilombolas
Foram eleitos 17 prefeitos, 37 vice-prefeitos e 331 vereadores
[ BASTIDORES ] Deputado com mania de limpeza?
Senadora de MS apresentou novo pet no grupo de aumigos
Mavi propõe a Filipa vingança contra Rudá: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 26/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (26)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.