Pular para o conteúdo
Consumidor

Serviços financeiros lideram reclamações no Procon-MS com 35% dos casos

O setor é o mais demandado, seguido da telefonia (10,7%) e dos serviços essenciais como água, energia elétrica e gás (7,1%)
Nathália Rabelo -
banco cartão de crédito reprodução dívida endividadas
Imagem ilustrativa. (Reprodução)

Os serviços financeiros somam, no primeiro semestre, mais de 35% das formalizadas através dos canais de atendimento do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de e dos Direitos Humanos). O setor é o mais demandado, seguido da telefonia (10,7%) e dos serviços essenciais como água, energia elétrica e gás (7,1%).

Segundo informações da entidade, o Procon/MS realizou 9712 atendimentos no período de janeiro a junho. Destes, 3441 (35,43%) estiveram associados a casos envolvendo cartões, financiamentos, contratos de crédito, seguro, entre outros. Isso significa que, aproximadamente, 4 a cada 10 consumidores precisou acionar seus direitos por cobranças indevidas, falhas de contrato ou na oferta de produtos financeiros.

Somente os cartões de crédito, débito e de lojas representaram 1315 das reclamações envolvendo serviços financeiros no semestre (38,21%). A telefonia, segunda área mais demandada, teve 1038 queixas e os serviços essenciais como água, energia elétrica e gás 689.

Cuidados na contratação

Conforme Nilza Yamasaki, secretária-executiva do Procon-MS, há que se lembrar que o fornecedor precisa ser claro no processo de venda dos produtos financeiros, tendo o consumidor esclarecidas todas as suas dúvidas antes que o contrato seja formalizado.

Dados de maio da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelam que 70,1% dos campo-grandenses tem no cartão de crédito sua principal origem de endividamento, seguido pelos carnês de cobrança (17,4%) e crédito pessoal (11%).

“O consumidor precisa estar atento ao seu limite de renda, necessidade do produto ou serviço, assim como as condições da oferta e taxas aplicadas. Dessa forma, pode-se evitar um superendividamento no futuro”, pontua Nilza. “Recomendamos ainda que os documentos do negócio firmado sejam preservados para embasar uma reclamação”.

Orientação e denúncia

Em casos onde o consumidor tenha dúvidas ou queira denunciar um estabelecimento, o Procon/MS dispõe dos canais de atendimento Disque 151 e formulário de reclamação disponível no site www.procon.ms.gov.br. Todos os casos são avaliados e fiscalizados, conforme a legislação vigente.

*Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Últimas Notícias

Brasil

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Ele afirmou que o governo não quer fazer “um show de pirotecnia” com o caso, mas “apurar com muita seriedade” para encontrar os culpados

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti