Além dos casos registrados nas delegacias de Dourados, o Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados tem recebido diversas reclamações de consumidores a respeito de ofertas de venda de veículos em Marketplace nas redes sociais.

Marketplace é um espaço de venda na internet que reúne diferentes empresas vendendo diferentes tipos de produtos. Nesse local, os usuários podem encontrar carros e mercadorias dos mesmos modelos, com diferentes opções de preços.

Por meio desta modalidade são oferecidos veículos parcelados com entrada mínima, facilitado para “Score baixo”, “Negativados”, “Autônomos”, “Sem comprovação de renda”, ou “Pagamento facilitado no Boleto”.

Segundo o órgão, muitas pessoas têm sido prejudicadas com tais golpes. O que parece ser financiamento de veículo, na verdade, não passa de contratação de consórcio, sendo que nesta modalidade de negócio não existe garantia de ser sorteado ou que o lance do consumidor será suficiente para arrematação do bem.

Antonio Marcos Marques, diretor administrativo do Procon, alerta aos consumidores que na maioria destas ofertas nas redes sociais, o indivíduo sequer possui o veículo anunciado.

“O consumidor, na dúvida, deve procurar o Procon antes de concretizar o negócio. É importante ressaltar que em consórcios ou financiamentos, pessoas negativadas ou sem comprovação de renda somente conseguirão tomar posse do bem pagando juros altos e dando um bem em garantia”, alerta.

O Procon recomenda que o consumidor deve ficar atento às postagens e ofertas e procure a unidade em caso de dúvidas ou antes de qualquer negociação, através dos telefones 3411-7792 e 2222-1650 ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.