Pular para o conteúdo
Consumidor

Prévia da inflação aponta queda de 0,07% em julho com conta de luz mais barata

Queda foi influenciada por retração nos preços da energia elétrica
Agência Brasil -
luz icms
Conta de luz (Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Após nove meses no campo positivo, a prévia da inflação teve deflação de 0,07% em julho. Houve queda de 0,11 ponto percentual em relação à taxa do mês anterior (0,04%). O principal impacto para esse resultado veio da retração nos preços da energia elétrica residencial (-3,45%), após a incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas de julho.

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, há alta acumulada de 3,09% e, em 12 meses, de 3,19%.

Além da energia elétrica residencial, a queda nos preços do botijão de gás (-2,10%) também influenciou a retração do grupo habitação (-0,94%), um dos que mais impactaram o índice geral. Já a taxa de água de (0,20%) está entre os itens que subiram.

“Entre os grupos analisados pela pesquisa, a outra maior influência sobre o índice geral veio de Alimentação e bebidas (-0,40%), cujo resultado é relacionado à deflação de alimentação no domicílio (-0,72%). Entre os alimentos com preços em queda, destacam-se o feijão-carioca (-10,20%), o óleo de soja (-6,14%), o leite longa vida (-2,50%) e as carnes (-2,42%). Por outro lado, a batata-inglesa (10,25%) e o alho (3,74%) ficaram mais caros neste mês”, diz o IBGE.

Com a alta mais intensa do lanche (0,34% em junho para 1,02% em julho), a alimentação fora do domicílio (0,46%) acelerou em relação ao mês anterior (0,29%). Já a refeição (0,17%) desacelerou na mesma comparação (0,28%).

Entre as altas, o destaque foi o grupo de Transportes (0,63%). O avanço é explicado pelo aumento nos preços da (2,99%), que teve o maior impacto positivo (0,14 p.p.) entre os subitens pesquisados. O gás veicular também subiu (0,06%), enquanto o óleo (-3,48%) e etanol (-0,70%) tiveram deflação. Com esses resultados, os combustíveis tiveram alta de 2,28% em julho.

Ainda em Transportes, houve alta de 4,70% nos preços das passagens aéreas, que já haviam subido 10,70% em junho. Do lado das quedas, destacam-se o automóvel novo (-2,34%) e o automóvel usado (-1,05%), além do ônibus urbano (-0,72%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Cadê a mãe?’: Adolescente abraçava pai morto dentro de carro e gritava por socorro na BR-262

Vacinação contra gripe avança, mas Dourados segue com leitos de UTI lotados

Ex-Casamento às Cegas, Renata e Alexandre anunciam gravidez do primeiro filho

VÍDEO: Adolescente é perseguida e roubada por ladrão do carro preto em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

De Direito a Computação, TCE abre seleção para estágio remunerado em MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

A febre dos Labubus, brinquedos com carinha de boneca e orelhas de coelho, que viraram os chaveiros da vez

Os Labubus, lançados pela marca chinesa Pop Mart, se transformaram em item de moda e estão sendo usados como enfeite em bolsas de famosas. A tendência ganhou força depois que a cantora Lisa, do grupo sul-coreano Blackpink,apareceu com o boneco pendurado em sua bolsa. A partir daí, outras personalidades passaram a aderir. Fotos : Reprodução/ … Continued

MidiaMAIS

Arraiá solidário da AACC, em prol das crianças com câncer, já tem data em 2025

Conhecido como o maior arraiá solidário do Estado, o evento é uma verdadeira demonstração de que o voluntariado faz toda a diferença na vida das pessoas

Cotidiano

Prevenção ao câncer: unidade móvel oferta exames de mamografia gratuitos em Campo Grande

A ação promovida pelo Pátio Central Shopping e o Hospital de Amor, visa reforçar a importância do exame de mamografia e da prevenção ao câncer de mama

Polícia

Polícia procura por mulheres envolvidas na execução de advogado ligado a Jarvis Pavão

Um recibo de compra de supermercado foi encontrado na casa de uma das suspeitas