Pular para o conteúdo
Consumidor

Juíza proíbe empresas de crédito de bloquear celular de inadimplentes

A decisão foi provocada por ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e pelo IDEC
Mariane Chianezi -
(Foto ilustrativa/Agência Brasil)

Uma juíza da 23ª Vara Cível de considerou que não é pertinente nem razoável retirar um bem essencial e fundamental do por conta do não pagamento de uma civil. Em caso de inadimplência, cabe ao credor utilizar os instrumentos jurídicos compatíveis com a natureza da dívida assumida. 

Conforme divulgado pelo Conjur, a juíza Ana Leticia Martins Santini, manteve uma decisão que condenou as empresas Supersim Análise de Dados e Correspondente Bancário Ltda. e Socinal S.A. — Crédito, Financiamento e Investimento a se isentarem de assinar contratos de empréstimo com cláusula abusiva. 

A decisão foi provocada por ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do e pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Nessa modalidade de empréstimo, o consumidor oferece o telefone celular como garantia e as entidades financeiras podem bloquear o aparelho por meio de um aplicativo em caso de não pagamento das parcelas. 

Conforme a denúncia, a prática é chamada de kill switch e, segundo parecer da Anatel, não é autorizada pela agência e sequer regulamentada no país. O MP e o Idec sustentam que o bloqueio do telefone viola o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet.

A denúncia também pontua que as taxas de juros praticadas pelas empresas requeridas são abusivas e induzem o consumidor ao superendividamento. 

Aos autos, as empresas alegaram que a ação civil não tem interesse público uma vez que não foi provocada por nenhuma reclamação de consumidor. Sustentam que são cadastradas no Banco Central para oferecer serviços financeiros e que o bloqueio de determinadas funções dos aparelhos celulares não envolve o bloqueio das comunicações e, por isso, não dependem de autorização ou regulação. 

Ao analisar o caso, a magistrada inicialmente afastou a alegação de falta de interesse público. “A suposta ausência de reclamação de consumidores em relação ao uso da tecnologia de bloqueio de celular, por si só, não afeta o interesse de agir do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que possui legitimidade e interesse na defesa de direito coletivo resultante da ilegalidade em abstrato da cláusula contratual que estabelece o aparelho celular do consumidor como garantia”, afirmou. 

Ainda segundo a juíza, o aplicativo utilizado pelas instituições financeiras para bloquear o celular de inadimplentes concede permissão de administrador do aparelho. O bloqueio permite apenas que o consumidor acesse as configurações e contate serviços de emergência ao cliente. 

“Para além da abusividade, a garantia imposta pelas rés não possui qualquer previsão legal, como as instituídas pelo Código Civil ou nos casos de alienação fiduciária (Decreto-Lei 911/1969 e Lei 9.514/1997). A constrição também possui prerrogativas não previstas em lei e superiores até mesmo à prevista no Decreto-Lei 911/1969, pois não necessita de qualquer requerimento ou análise do Poder Judiciário”, finalizou. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

F1: Piastri supera Norris sem sustos e vence o GP da Bélgica

santa casa hospitais

Motociclista que colidiu em boi na BR-060 morre após 16 dias internado na Santa Casa

Despedida à Jonir Figueiredo reúne amigos e familiares: ‘estava cheio de projetos e sonhos’

Dona de salão de beleza é presa em flagrante com submetralhadora no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

gustavo

Atleta que morreu após queda na Chapada dos Veadeiros é velado neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

Filho é suspeito de matar mãe e esconder corpo dentro de freezer

A vítima trabalhava como enfermeira e não dava notícias desde o mês fevereiro

Política

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é prioridade no 2º semestre, diz Hugo Motta

Presidente faz balanço positivo das votações no primeiro semestre, citando a PEC da Segurança Pública e a discussão do PNE, entre outras propostas

Cotidiano

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Motociclista invadiu a ciclofaixa na contramão e atropelou idoso que atravessa trecho

Polícia

Motorista de caminhonete invade casa e quase atropela criança em Naviraí

O veículo foi parar na sala do imóvel onde uma criança de seis anos estava sentada