Pular para o conteúdo
Consumidor

Índice de preços ao consumidor deve fechar o mês com deflação mais próxima de 0,20%

Após a deflação de 0,24% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na terceira quadrissemana de junho, o coordenador do índice da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Picchetti, não alterou a projeção do mês, de queda de 0,15%, mas não descarta que a deflação possa ser um pouco maior, mais próxima de … Continued
Agência Estado -
Taxa aumenta juros do cartão de crédito (Foto: Marcos Ermínio, Arquivo Midiamax)

Após a deflação de 0,24% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) na terceira quadrissemana de junho, o coordenador do índice da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Picchetti, não alterou a projeção do mês, de queda de 0,15%, mas não descarta que a deflação possa ser um pouco maior, mais próxima de 0,20%, dada a dinâmica de recuos generalizados do indicador.

“Praticamente tudo está contribuindo com deltas negativos e indica uma trajetória de inflação mais benigna na virada do semestre”, afirma Picchetti.

De acordo com o coordenador, os grupos Habitação, Alimentação e Transportes contribuíram para a deflação maior do IPC-S em comparação com a segunda quadrissemana do mês, quando o índice havia recuado 0,17%. O destaque, segundo Picchetti, veio do arrefecimento de Habitação (0,64% para 0,38%), puxado pela descompressão de aluguel (0,67% para 0,36%) e gás de bujão (-1,60% para -2,94%).

Alimentação (-0,18% para -0,32%) foi outro ponto de destaque para o coordenador do IPC-S. “Tem alguns itens em queda e a grande maioria em desaceleração, o que explica o comportamento do grupo”, afirma Picchetti, que destaca o arrefecimento de laticínios (0,86% para 0,32%) nesta leitura.

No grupo Transportes (-1,43% para 1,65%), o coordenador pontua que o movimento do grupo foi puxado pela deflação maior de automóvel novo (-2,00% para -3,83%). “O efeito da desoneração dos automóveis novos está preponderando no grupo como um todo, além de alguns municípios que tiveram saída do efeito da tarifa de ônibus urbano e também contribuem”, analisa Picchetti. A gasolina, por sua vez, seguiu em deflação (-3,36% para -2,85%), mas com variação menos negativa. “Tem delta positivo de 0,03 ponto, que é mais que compensado por automóveis novos, que têm delta negativo de 0,05 ponto”, calcula o coordenador.

Picchetti atenta ainda para o nível da difusão desta leitura do IPC-S, de 52,58%, ante 54,52% na quadrissemana anterior, sendo o menor desde 2020. “O menor que tínhamos tido na série relativamente recente foi em plena pandemia, há praticamente três anos, na segunda quadrissemana de junho de 2020, quando foi 52,26%”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.