Fuja de golpes e dor de cabeça: confira dicas para aproveitar a Black Friday em Mato Grosso do Sul

Dia de promoções que prometem atrair os consumidores, Black Friday acontece nesta sexta, dia 24

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Black Friday movimenta comércio antes do Natal. Imagem Ilustrativa. (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A contagem regressiva para a Black Friday anima comerciantes e clientes com a expectativa de melhores vendas e bons descontos, respectivamente. Tradicionalmente, o dia de promoções ocorre na última sexta-feira de novembro, o que neste ano ocorre nesta semana, dia 24 de novembro.

A CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) estima faturamento de R$ 50 milhões em vendas na região central, shoppings e lojas de bairros. Na Capital, mais de 300 lojas devem aderir às promoções com descontos que variam de 10% a 60%.

Com o aumento de publicidades, é importante que os consumidores se atentem aos golpes e às promoções “metade do dobro”. Os verbos monitorar e checar devem virar regra de quem quer aproveitar a Black Friday e evitar dor de cabeça.

Confira dicas para aproveitar descontos e fugir da dor de cabeça:

Estabeleça um orçamento

A Black Friday é um bom momento para economizar, mas não para se endividar. Defina um orçamento para que as compras não virem dívidas e possa ter o nome negativado na praça.

Defina objetivos

Quero comprar, mas o quê? Faça uma lista de objetos desejados e marcas com boa qualidade. Questione se realmente precisa de itens que estão fora dessa lista, mas que aparecem com um valor vantajoso. Comprar e deixar parado ou sem uso não é um bom investimento.

Compras aumentam durante a Black Friday (Kisiê Ainõa, Midiamax)

Pesquise

Já sei o orçamento e o que eu quero comprar? Agora chegou o momento de pesquisar preços em diferentes lojas para avaliar se os valores realmente entraram em promoção. Aqui a pesquisa vale tanto em lojas físicas como virtuais. 

Não é raro que aconteça o que os clientes chamam de “Black Fraude”, ou seja, que um produto fique mais caro dias antes e no dia da Black Friday o valor volte ao preço usual, o que seria uma falsa promoção.

Confira alguns sites que monitoram preços*:

  • Zoom;
  • JáCotei;
  • Buscapé;
  • Reduza.

Cheque os canais oficiais

Quem gosta de comprar pela internet precisa ficar atento aos golpes com links ou sites falsos. 

Dê preferência por acessar o site de compras por meio de uma busca direta ao invés de acessar links promocionais. 

Em caso de suspeita de fraude, não forneça dados pessoais e procure um órgão para denunciar, como Procons municipais ou estaduais ou o site consumidor.gov.br.

*O Midiamax não se responsabiliza pelas promoções ofertadas nos sites mencionados.