Pular para o conteúdo
Consumidor

Comprou pacote da 123 Milhas? Entenda o que acontece agora que empresa pediu recuperação judicial

A 123 Milhas suspendeu pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens promocionais, afetando milhares de clientes
Fábio Oruê -
123 milhas
Consumidor foi vítima em programa de milhagem (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O embate entre a 123 Milhas e os clientes prejudicados ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (29), após a empresa anunciar que entrou com pedido de recuperação judicial. O pedido judicial foi impetrado na 1ª Vara Empresarial da Comarca de , em Minas Gerais.

Para especialistas em do consumidor, caso a Justiça acolha o pedido de recuperação judicial, clientes da empresa de turismo prejudicados pelo cancelamento dos pacotes promocionais devem ter ainda mais dificuldade na recuperação dos valores investidos.

Isso porque, segundo o professor da FGV Direito Rio, Gustavo Kloh, a recuperação judicial suspende a necessidade do pagamento imediato das dívidas da empresa até a empresa se recuperar financeiramente. E não há tempo determinado para que isso aconteça.

Em entrevista ao Metrópoles, Kloh afirma que o pagamento dos consumidores só aconteceria após a aprovação do plano de recuperação judicial. Além disso, o recebimento pode ocorrer de forma parcelada ou com desconto.

Conforme o advogado Felipe Lollato, a lei não estabelece uma ordem necessária de pagamento de credores, mas diz que os créditos trabalhistas devem ser pagos, preferencialmente, em até 12 meses após a aprovação do plano de recuperação judicial – ou seja, clientes não entram como prioridade.

Recuperação judicial

A 123 Milhas estava na mira de órgãos de defesa do consumidor, além de ter tido os sócios da 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, convocados para depor na CPI que investiga os casos de pirâmide financeira.

De acordo com o pedido de recuperação judicial, a dívida acumulada pela empresa é de cerca de R$ 2,3 bilhões. O montante inclui as dívidas da companhia sujeitas à recuperação, podendo haver ainda outros passivos que não entram nesse dispositivo legal.

Além da 123 Milhas, também assinam como requerentes a Nouvem, holding que detém 100% do controle da companhia, assim como a Art Viagens. A empresa é uma das principais fornecedoras da 123 Milhas e figura como garantidora em uma série de contratos/obrigações, ocupando, inclusive, a posição de devedora solidária.

Suspensão de pacotes

Segundo o pedido, as requerentes têm enfrentado a pior crise financeira desde suas respectivas fundações, decorrente do “acúmulo de fatores internos e externos, que impuseram um aumento considerável de seus passivos nos últimos anos”.

No dia 18 deste mês, a agência de viagens informou a de pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens promocionais, afetando milhares de clientes com passagens compradas e viagens marcadas entre setembro e dezembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá