Passado o Dia das Mães é hora de se preparar para a próxima data de movimento no comércio, o . Comemorado em 12 de junho, a data deve movimentar R$ 371,21 milhões em Mato Grosso do Sul, com crescimento de 56% acima do mesmo período em 2022.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da MS (IPF-MS) e Sebrae/MS, aponta para movimentação de R$ 209,7 milhões com presentes, e gasto médio de R$ 234,17 e R$ 161,6 milhões com comemorações, com gasto médio de R$ 19,48.

Desta vez a qualidade foi apontada como fator preponderante, por 38,37% dos entrevistados, seguida da escolha do parceiro (34,76%) e as vitrines (17,7%).Quanto ao presente escolhido, se sobressaem as (29,31%), perfumes (25,54%) e calçados (14,99%).

O comerciante deve ficar atento às formas de pagamento preferidas pelos clientes, sendo que 68,26% vão pagar à vista, por isso esperam desconto; 30,65% pretendem parcelar as compras e para 8,54% o atrativo principal para concretizar a compra será um bom atendimento.

“Há um aumento significativo no percentual de pessoas que irão comemorar e presentear no Dia dos Namorados. Quando falamos em gasto médio, o destaque principal fica para os presentes, por isso, é preciso estar atento aos fatores que vão definir as compras para traçar uma boa estratégia de vendas”, orienta a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Quase 50% deve comemorar a data saindo para comer

Ainda de acordo com a pesquisa, sobre as comemorações, 48% pretendem fazer uma refeição fora de casa, em um restaurante, bar ou lanchonete e 26% farão a refeição em casa.

Entre os que não vão presentear na data, a maioria, 59,72%, informam que o motivo é não estarem namorando, outros 15,88% não comemoram a data e 8% informam estar sem dinheiro.

A pesquisa ouviu 1981 pessoas entre os dias 21 e 27 de abril nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, e Corumbá/Ladário e Três Lagoas. No total, 60,27% disseram que vão presentear na data e 55,07% que irão comemorar.