Declarou imposto de renda? Confira quando você receberá a restituição
Dois lotes de restituição ainda serão pagos aos consumidores
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Consumidores que declaram imposto de renda em 2023 e ainda não receberam a restituição podem consultar quando o valor será depositado. O quarto lote da restituição foi aberto para consulta na última quinta-feira (24).
O montante de pagamentos será de R$ 107 milhões e será pago na quinta-feira (31). Após esse lote, o quinto pagamento acontece em 29 de setembro.
Para conferir quando receberá a restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, neste link. Logo após, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
Desta forma, o declarante poderá fazer uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Então, caso alguma pendência na declaração seja encontrada, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Além do calendário de restituição, a página contém orientações e os canais de prestação do serviço. Por fim, vale lembrar que a Receita Federal disponibiliza aplicativo, para tablets e smartphones, com consulta direta nas bases da Receita Federal.
Pagamento da restituição
O pagamento da restituição vai de forma direta para conta do contribuinte ou por indicação de chave PIX. Entretanto, se por algum motivo você não receber (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, clicando aqui, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Porém, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.