Concorrência pode ajudar consumidor a pagar mais barato pela carne vermelha em MS
Objetivo da campanha é estimular concorrência entre açougues para reduzir preço da proteína vermelha ao consumidor final
Nathália Rabelo –
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A carne vermelha segue como “item de luxo” nas casas sul-mato-grossenses, uma vez que consumidores ainda não sentiram redução expressiva no valor encontrado nos açougues. Então, a Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) decidiu lançar campanha para estimular a concorrência e, assim, fazer com que os consumidores consigam pagar mais barato pela carne em Mato Grosso do Sul.
Segundo as informações da Associação, a ideia é estimular a concorrência no setor varejista para reduzir o preço da proteína. Isso porque, em queda acumulada de 35% desde janeiro deste ano, o valor da arroba do boi gordo continua sendo pressionado para baixo. Mesmo assim, a Acrissul pontua que apenas o criador vem sentindo a queda do preço. “É um fenômeno que só acontece da porteira para dentro e não chega ao consumidor”.
A solução, então, é incentivar as pessoas a pesquisarem por itens mais baratos antes da compra, já que os açougues têm margem para reduzir o preço da carne vermelha sem prejuízos.
“Para estimular esse equilíbrio na cadeia produtiva, a associação está preparando o lançamento da campanha ‘Pesquise preço e pague menos pela carne’ para incentivar o consumidor a procurar por preços mais baratos nos açougues de Mato Grosso do Sul.”
Preço só diminui se tiver concorrência
A campanha consistirá no incentivo à concorrência no mercado varejista, uma vez que o valor da carne só vai diminuir se as pessoas procurarem por valores menores. Para a associação, isso vai influenciar o restante do comércio.
“A ideia é fomentar a concorrência no mercado varejista para que os preços diminuam e aumente também o consumo de carne bovina pelo consumidor, terminando por alterar a atual relação de oferta e procura no mercado”, resume o presidente da Acrissul, o pecuarista Guilherme Bumlai.
Outro fator que contribui para entender esse mercado é que na comparação entre esse ano e o ano passado, o abate de bovinos no Brasil cresceu significativos 25%. Levando em consideração que 70% disso fica no mercado interno, para os brasileiros, significa que há muito carne no mercado, os frigoríficos continuam abatendo bem, pagando menos para o pecuarista, mas o preço menor não beneficia o consumidor.
Ainda conforme a Associação, a campanha planeja outras ações, como convênios com órgãos de defesa do consumidor para pesquisar sistematicamente os preços no varejo e também campanhas institucionais para incentivar o consumo da proteína bovina.
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