A próxima quarta-feira (15) é feriado de Proclamação da República, mas o comércio de Campo Grande deve abrir normalmente. O funcionamento fica a critério de cada lojista e deve obedecer alguns critérios estabelecidos em convenção coletiva de , firmado junto ao sindicato da categoria.

As empresas devem informar em até cinco dias antes ao sindicato laboral, por escrito e com pagamento de R$ 20,00 por empregado, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos. “Os empresários que irão abrir seus empreendimentos precisam compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma , a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias”, explica o gerente sindical da -MS, Fernando Camilo.

Os empregados contribuintes ao sindicato laboral terão direito ainda a uma indenização no valor de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição. O horário de trabalho será das 9h às 18h, exceto para lojas dos shoppings, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

Saiba Mais