Há menos de um mês para o Dia das Crianças, a data já promete muitas comemorações e troca de presentes. Em Campo Grande, os consumidores estão dispostos a investir caro no presente, conforme aponta a pesquisa de Intenções de Compras e Comemorações para o período, realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio), em parceria com o Sebrae/MS.

A expectativa é que a compra de presentes injete aproximadamente R$ 61.295.425 na economia de Campo Grande. Além disso, atividades como passeios em shoppings, lanchonetes, parques e outras opções de lazer devem contribuir com mais R$ 32.499.538.

Conforme o levantamento, os lucros totais devem atingir R$ 93.794.963 em Campo Grande, o que representa um aumento de 26% em ao último levantamento, quando foram comercializados R$ 74.597.317, considerando a atualização do IPCA.

Brinquedos lideram intenção de compra

Brinquedos
Brinquedos são a primeira opção dos pais (Divulgação/PMCG)

Na hora de escolher o presente, brinquedos e roupas lideram as preferências. Os brinquedos são a primeira opção de 56,15% dos consumidores. Em seguida, aparecem roupas (35,77%), calçados (18,06%), eletrônicos (5,27%) e artigos como skate, patinete e afins (2,53%).

Entre os entrevistados, 83,77% pretendem comprar o presente em lojas físicas, enquanto 17,57% irão optar pelo e-commerce. Os atrativos mais procurados na hora da compra são: desconto no pagamento à vista 68,24%, parcelamento 35,42%, atendimento 17,35% e variedade 7,24%.

Adelaido Vila, Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, destaca a importância da data para impulsionar a economia local e incentiva os comerciantes a oferecerem descontos atrativos.

“É o momento de aproveitar o uso do PIX, oferecer atrativos de parcelamento para quem não deseja pagar de uma só vez. Esses sempre foram os principais atrativos do varejo, e mais uma vez vemos que os consumidores estão em busca de ofertas e facilidades, sem abrir mão da qualidade dos produtos.”

Segundo a pesquisa, ao decidirem fazer uma compra, a qualidade do produto é o principal critério avaliado pelos consumidores (38,93%). Além disso, a preferência das crianças também é levada em consideração por 37,53% dos entrevistados, assim como produtos vistos na vitrine (15,60%), propaganda (1,19%) e recomendações de amigos e familiares (5,62%).

A pesquisa ouviu 1.981 pessoas entre os dias 21 e 28 de agosto de 2023, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

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