Pular para o conteúdo
Consumidor

Cliente denuncia funcionários de joelhos e Outback muda prática em todo Brasil

Relato de cliente viralizou e virou até denúncia no Ministério do Trabalho
Aliny Mary Dias -
Rede de restaurantes tem unidades em todo o Brasil (Foto: Divulgação, Outback)

Prática considerada comum e defendida como opcional pela rede de restaurantes Outback, que possui unidade em , será mudada depois de repercussão nacional. Funcionários não ficarão mais de joelhos para atender clientes. O caso foi denunciado por cliente nas e chegou até o Ministério do .

Tudo começou na semana passada quando cliente que foi até uma unidade do restaurante no Maranhão estranhou a conduta dos funcionários. Segundo ela, os trabalhadores se ajoelhavam para atender os clientes, ficando na mesma altura das mesas.

A cliente chegou a fazer um vídeo com relato do caso, que viralizou nas redes sociais nesta semana. Diante da repercussão, funcionários da rede por todo o Brasil fizeram relatos sobre a suposta norma da rede de restaurantes. Alguns trabalhadores afirmaram que tinham machucados nos joelhos.

Denúncia sobre a situação chegou a ser protocolada no Ministério do Trabalho do Maranhão. O órgão confirmou ao G1 que vai apurar a situação.

Depois de toda a repercussão, a rede Outback divulgou nota nesta terça-feira (21) negando que a prática dos funcionários se ajoelharem no atendimento se trata de uma regra. A empresa informou que a situação era opcional para que o atendente pudesse “olhar os clientes na altura dos olhos”.

No entanto, a rede de restaurantes afirma que a prática está banida em todas as 141 unidades em todo o Brasil a partir de agora.

Confira abaixo a nota na íntegra do Outback Brasil:

“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação”, disse a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha em baixa, a R$ 5,53, com inflação menor nos EUA

Com campo-grandense Judson titular, Brasil estreia na Liga das Nações com vitória sobre Irã

Salgadeira é condenada a 17 anos de prisão por esquartejar marido em MS

Governo lança seleção com 204 vagas para HRMS com salários de até R$ 6 mil

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

cPI CONSÓRCIO EX-FUNCIONÁRIOS FROTA

Frota sucateada e condições de trabalho abusivas: ex-funcionários expõem Consórcio Guaicurus

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

PRF apreende caminhão carregado com maconha e munições na BR-262

Últimas Notícias

Brasil

PF faz operação contra quadrilha que lesava clientes da Caixa

As investigações tiveram início em fevereiro de 2024

Trânsito

Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-158 em Brasilândia

Trecho ficou interrompido no local

Brasil

Senado aprova projeto que torna homicídio em escola crime hediondo

Texto segue agora para a sanção do presidente Lula

Cotidiano

Carreta da Justiça registra mais de 240 atendimentos em Ladário

A Defensoria Pública também esteve presente realizando 53 atendimentos