Pular para o conteúdo
Consumidor

Cliente denuncia funcionários de joelhos e Outback muda prática em todo Brasil

Relato de cliente viralizou e virou até denúncia no Ministério do Trabalho
Aliny Mary Dias -
Rede de restaurantes tem unidades em todo o Brasil (Foto: Divulgação, Outback)

Prática considerada comum e defendida como opcional pela rede de restaurantes Outback, que possui unidade em Campo Grande, será mudada depois de repercussão nacional. Funcionários não ficarão mais de joelhos para atender clientes. O caso foi denunciado por cliente nas redes sociais e chegou até o Ministério do Trabalho.

Tudo começou na semana passada quando cliente que foi até uma unidade do restaurante no Maranhão estranhou a conduta dos funcionários. Segundo ela, os trabalhadores se ajoelhavam para atender os clientes, ficando na mesma altura das mesas.

A cliente chegou a fazer um vídeo com relato do caso, que viralizou nas redes sociais nesta semana. Diante da repercussão, funcionários da rede por todo o Brasil fizeram relatos sobre a suposta norma da rede de restaurantes. Alguns trabalhadores afirmaram que tinham machucados nos joelhos.

Denúncia sobre a situação chegou a ser protocolada no Ministério do Trabalho do Maranhão. O órgão confirmou ao G1 que vai apurar a situação.

Depois de toda a repercussão, a rede Outback divulgou nota nesta terça-feira (21) negando que a prática dos funcionários se ajoelharem no atendimento se trata de uma regra. A empresa informou que a situação era opcional para que o atendente pudesse “olhar os clientes na altura dos olhos”.

No entanto, a rede de restaurantes afirma que a prática está banida em todas as 141 unidades em todo o Brasil a partir de agora.

Confira abaixo a nota na íntegra do Outback Brasil:

“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação”, disse a empresa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Plantão no fim de semana é atrativo para famílias se vacinarem

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, que se candidatou ao cargo máximo da CBF

Procurando emprego? Funtrab oferta 672 vagas em Campo Grande na próxima segunda-feira

deam

Briga por som alto termina com jovem grávida agredida pelo marido em MS

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

Assentamento Mutum recebe ação gratuita da Justiça na próxima semana

Últimas Notícias

Brasil

Polícia Federal prende na Bolívia substituto de Marcola no PCC

Na lista da Interpol, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil

Esportes

Ceará afunda Sport e garante mais uma rodada no G6 do Brasileirão

Vozão conta com gols "latinos" para continuar na zona da Libertadores

Cotidiano

Sidrolândia decreta emergência na saúde por surto de doenças respiratórias

Aulas nos centros de educação infantil foram suspensas por dez dias

Famosos

Davi Brito registra boletim de ocorrência contra Adriana Paula: “Ameaçado”

Ex-BBB usou stories do Instagram para explicar situação