Prática considerada comum e defendida como opcional pela rede de restaurantes Outback, que possui unidade em Campo Grande, será mudada depois de repercussão nacional. Funcionários não ficarão mais de joelhos para atender clientes. O caso foi denunciado por cliente nas redes sociais e chegou até o Ministério do Trabalho.

Tudo começou na semana passada quando cliente que foi até uma unidade do restaurante no Maranhão estranhou a conduta dos funcionários. Segundo ela, os trabalhadores se ajoelhavam para atender os clientes, ficando na mesma altura das mesas.

A cliente chegou a fazer um vídeo com relato do caso, que viralizou nas redes sociais nesta semana. Diante da repercussão, funcionários da rede por todo o Brasil fizeram relatos sobre a suposta norma da rede de restaurantes. Alguns trabalhadores afirmaram que tinham machucados nos joelhos.

Denúncia sobre a situação chegou a ser protocolada no Ministério do Trabalho do Maranhão. O órgão confirmou ao G1 que vai apurar a situação.

Depois de toda a repercussão, a rede Outback divulgou nota nesta terça-feira (21) negando que a prática dos funcionários se ajoelharem no atendimento se trata de uma regra. A empresa informou que a situação era opcional para que o atendente pudesse “olhar os clientes na altura dos olhos”.

No entanto, a rede de restaurantes afirma que a prática está banida em todas as 141 unidades em todo o Brasil a partir de agora.

Confira abaixo a nota na íntegra do Outback Brasil:

“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação”, disse a empresa.