Pular para o conteúdo
Consumidor

Aneel marca para terça-feira reunião que pode definir reajuste de 11% na conta de luz em MS

Índice será aplicado nas contas de 74 cidades do Estado a partir do dia 8 de abril
Gabriel Maymone -
Energisa
(Foto: Divulgação)

Está marcada para a próxima terça-feira (4) reunião na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que vai definir o nas contas de luz de 74 cidades de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que o índice ultrapasse os 11% para começar a valer a partir do dia 8 de abril.

Presidente do Concen (Conselho de Consumidores da área de concessão da Energisa), Rosimeire Costa explica que ainda não é possível estimar, em valores absolutos, o impacto dos aumentos. Porém, a conta de energia mais cara terá impacto em toda a cadeia produtiva.

Apesar da estimativa, o informou que ainda estuda ‘brechas’ para tentar reduzir essa porcentagem. “Sempre estudamos as notas técnicas a fim de verificar se há alguma situação que possa ser revista, a fim de mitigar o reajuste”, pontuou Rosi, que irá fazer apresentação durante a reunião à diretoria da Aneel.

Reajuste anual acima de dois dígitos

Mato Grosso do Sul deve ser um dos sete estados do país a ter reajuste anual de energia elétrica acima dos 10%. O índice preliminar de aumento para os consumidores da , deve ser de 11,36%. Os consumidores da Energisa em Mato Grosso do Sul já pagam uma das tarifas mais caras do país.

Conforme o ranking da própria Aneel, a EMS (Energisa Mato Grosso do Sul) ocupa a 6ª posição entre as concessionárias, num total de 53 empresas que fornecem energia em todo o país.

Assim, a tarifa média (R$/kWh) residencial verificada no é de 0,687 – 68 centavos por quilowatt-hora -, enquanto o preço cobrado pelo serviço da Energisa MS é de 0,802 – 80 centavos por quilowatt-hora.

Conforme documento apresentado pela Aneel à equipe de transição para o novo governo federal, das 52 concessionárias de energia do país, apenas 7 devem ter reajuste acima de 10%, entre elas a Energisa. Outras 15 devem ficar com aumentos entre 5% e 10%, já 17 concessionárias podem ter variações entre 0% e 5%. Por fim, 13 regiões podem ter contas mais baratas.

Para a presidente do Concen, Rosimeire Costa, a previsão inicial era que o aumento ficasse abaixo dos 10%, mas outros fatores devem interferir no cálculo. “Com o andar da carruagem, com escassez hídrica e taxa Selic alta, temos estimativa de ficar em dois dígitos”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para Gleici Jane, falta de duplicação da BR-163 expõe negligência com segurança dos usuários

Rose Modesto vanessa gestão br-163

‘Situação constrangedora e deplorável’, diz Rinaldo sobre gestão da CCR na BR-163 em MS

Inverno em MS terá temperaturas acima da média e Pantanal com menos chuva

comunitários Silveira

Cão Silveira ganhou as redes, mas ele seria páreo para a jiboia Clotilde, da UFMS?

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Waldir Neves esteve no TCE-MS antes de retirar tornozeleira eletrônica, diz Agepen

deputado duplicação br-163

Mochi destaca falta de duplicação na BR-163 e diz que CCR ‘não deveria continuar com o contrato’

Últimas Notícias

Famosos

Soraya Thronicke toma atitude após Virginia cantar música sobre o ‘tigrinho’

Senadora revelou que deu 'unfollow' em Virginia após atitude de influenciadora

Polícia

Gari da Solurb fica em estado gravíssimo após ser atropelado enquanto trabalhava na capital

A vítima está internada em estado gravíssimo na Santa Casa

Pimenta

Sócio compra mansão e assessor parlamentar se desespera em MS

Assessor parlamentar teria arrumado o sócio que cansou de esconder o ouro em Campo Grande

Brasil

Ministério da Saúde descarta caso de gripe aviária em funcionário de granja do RS

Teste teve resultado negativo e não há outros casos suspeitos em investigação