Considerada uma das datas comemorativas mais lucrativas do ano, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, promete movimentar o setor comercial de Campo Grande. Dados da pesquisa realizada pela Acicg (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) apontam que os empresários da Capital esperam vender 70% a mais que no ano passado. 

De acordo com a pesquisa, 71,3% dos empresários entrevistados relataram ter expectativas de superar as vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, levando em consideração os bons resultados registrados desde o início do ano e o cenário pós pandemia.

Em relação ao percentual de crescimento, 36,6% dos empresários afirmam que podem superar o movimento em mais de 10%; enquanto 23,7% acreditam que irão vender até 20% mais; outros 11% esperam faturar de 21% a 50% mais em 2023. 

Para 26.7% dos empresários, o movimento será igual a 2022. E apenas 2% responderam que as vendas devem ser menores este ano.

A pesquisa também estimou a expectativa dos empresários em relação ao ticket médio de vendas. Para 36,6% dos entrevistados, os consumidores devem gastar entre R$51 e R$100. O mesmo percentual corresponde à parcela de empresários que esperam vender entre R$101 e R$200. 

Quanto o campo-grandense deve gastar com o presente?

Em relação ao quanto o campo está disposto a desembolsar com o presente, 17% dos entrevistados relataram que o valor médio do presente deve ultrapassar os R$ 200. Para um pequeno grupo, cerca de 10% dos entrevistados, a expectativa de gasto para presentear a pessoa amada deve girar em torno de R$ 50.

Presidente da Acicg, Renato Paniago, explica que as expectativas são boas tendo em vista que o Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta os setores de comércio e serviços do país.  

“Os empresários estão otimistas e preparados para os consumidores. A maior parte dos entrevistados sinalizou que vai oferecer facilidade de pagamento e ofertas exclusivas para atrair os consumidores”, destaca Paniago.

A pesquisa Perspectivas para o Dia dos Namorados em 2023, contou com a participação de 101 empresários de Campo Grande ligados aos setores de vestuário, perfumaria, eletrônicos, floricultura, gastronomia e serviços.