Viagens internacionais baratas atraem, mas clientes de Campo Grande colecionam problemas

Empresa oferece pacotes atrativos, mas virou alvo de ações na Justiça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Clientes da Hurb reclamam nas redes sociais. (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A Hurb, antigo Hotel Urbano, é uma agência de viagens que chama a atenção dos consumidores pelos pacotes nacionais e internacionais com preços atrativos. No entanto, muitos clientes têm colecionado problemas que vão desde cancelamento até mudanças repentinas de datas das viagens. Para tentar resolver o problema, os consumidores decidiram entrar na Justiça contra a empresa.

Na sexta-feira (28), por exemplo, um dos destaques no site da Hurb era uma viagem para Toscana (Florença + Siena), na Itália, em 2025, por R$ 2.346,00 + taxas, em até 12x no cartão, que inclui hospedagem e aéreo. A data da viagem é para março ou novembro.

Pacote de viagem oferecida pela Hurb na sexta-feira (28).

O ano de 2025 está longe, então não é possível simular voos até lá, mas a data mais distante na simulação do Google Voos, em setembro de 2023, mostra que as passagens para Florença custam a partir de R$ 4.010,00.

De acordo com a própria Hurb, em 2021 a empresa embarcou 480 mil pessoas, enquanto neste ano já foram 650.000 viajantes. O número de viajantes e de clientes não para de subir. O faturamento no primeiro trimestre de 2022 cresceu 47%.

Processos em Mato Grosso do Sul

Simulação de voos de São Paulo para Florença em setembro de 2023

Porém, conforme aumenta a carteira de clientes, o número de reclamações da Hurb também sobe. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, há 44 processos contra a empresa. 

Um deles tem como advogada Tatiana Acosta, do escritório Renata Pimentel S.S. A cliente de Tatiana adquiriu um pacote para a Tailândia (Bangkok + Phuket) com os dois primos, em março de 2021, por cerca de R$ 2,3 mil para cada um. O pacote prometia aéreo com saída de São Paulo e a hospedagem para 10 dias. 

Conforme estabelecido pelo contrato, a mulher sugeriu três datas para a viagem em novembro de 2022, mas em setembro a Hurb entrou em contato comunicando que a viagem precisaria ser transferida para 2023 devido ao aumento de custos. Frustrada por querer manter a viagem, a trabalhadora da área da saúde entrou com processo contra a empresa.

“Foi muito difícil conseguir conciliar as férias com as dos primos. É uma obrigação a empresa cumprir e nós entramos com tutela de urgência, o que foi concedido pelo juiz”, afirma a advogada Tatiana Acosta.

Além de pedir que o contrato seja cumprido, a mulher pede indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Em 14 de outubro, o juiz acolheu a tutela de urgência. A partir desta data, a empresa tem 30 dias para organizar a viagem sob o risco de multa de R$ 1 mil caso não cumpra. No caso dos primos, que estão com outros advogados, a multa é avaliada em R$ 500.

A viagem dos primos ainda não possui data definida, mas o desejo é que seja agendada para a primeira quinzena de novembro. 

Internautas também reclamam

Além dos tribunais, reclamações sobre a Hurb também se acumulam pelas redes sociais. “Golpistas”, “Decepção” e “Só fazem falcatrua”, são alguns dos comentários dos internautas.

Já no site do Reclame Aqui, a nota da empresa é 7.3, considerada boa. Há 31.542 reclamações registradas e 31.518 respondidas nos últimos seis meses. Em agosto, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) notificou a Hurb sobre o suposto descumprimento de contratos.

O Midiamax entrou em contato com a Hurb para perguntar por que a empresa não consegue cumprir parte dos contratos de viagens em 28 de outubro e no dia 31 a empresa encaminhou uma resta.

Em nota, a Hurb destacou as dificuldades que o setor de viagens enfrentou com a pandemia e o volume de pacotes atendidos pela empresa. Confira abaixo a nota na íntegra:

*Matéria atualizada às 12h de 01 de novembro de 2022 para adicionar a resposta do Hurb