A partir da próxima segunda-feira (19), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai liberar acesso ao sinal 5G para celulares em Campo Grande. Com a liberação, ficará a cargo de cada operadora oferecer o serviço a seus clientes, o que deixará a navegação mais rápida e eficiente.

Além de Campo Grande, o 5G também será ativado em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência).

Com os sete novos municípios, sobe para 22 o total de capitais que contam com o serviço. A ativação ainda não foi realizada em Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas outras cidades, a conectividade acontecerá gradualmente.

Qual a diferença da 5G para 5G+?

A frequência DSS é 12 vezes mais rápida que o 4G convencional, tem potencial para fazer download de vídeos de 1GB em 40 segundos, o caming com atividade realista e virtual, atividade online para drones e disponível em 35 cidades. Já a nova 5G é 30 vezes mais rápida que o 4G convencional, baixa vídeos de 1GB em 10 segundos, tem potencial de realidade 360° em jogos online, streaming em 4k e 8k e robotização da indústria e do agronegócio. 

A tecnologia de quinta geração móvel chegará a todas as 467 cidades do Centro-Oeste. Conforme o edital, os municípios com mais de 500 mil habitantes serão atendidos até o início de 2023 e, de forma gradual, a cobertura se estenderá aos demais. Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 57 localidades (que não são sede municipais) da região. Em todo o país, serão 5.570 municípios atendidos e mais 1,7 mil localidades.