Pular para o conteúdo
Consumidor

Procon mira produtos a base de soro de leite com embalagem parecida para enganar consumidor

Produtos 'fake' ganharam espaço nas gôndolas com alta no preço do leite
Agência Estado -
Leite condensado virou mistura láctea condensada (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O Procon de vai apertar o cerco contra as indústrias de laticínios que colocam no mercado produtos à base de soro de leite e com embalagens muito parecidas com as de itens que levam leite em sua composição. Esses produtos começaram a ganhar mais espaço com a disparada do preço do leite

O uso do soro de leite, um subproduto da fabricação de queijo, não é proibido para alimentação humana – é regulamentado pelo Ministério da na fabricação de vários produtos da cadeia láctea. A oferta desses itens, porém, tem se tornado mais visível nos mercados. A semelhança entre as embalagens pode, segundo especialistas, induzir o comprador a erro.

Atraído por um preço entre 30% e 40% menor do que o produto de referência, o consumidor pode levar para casa “bebida láctea” em vez de leite. A confusão pode se repetir no leite condensado, trocado pela “mistura láctea condensada de leite e soro de leite”. No caso do requeijão, aparece nas prateleiras a “mistura de requeijão e amido”. O leite em pó pode ser confundido com o “composto lácteo”, enquanto o creme de leite poderia ser trocado pela “mistura de leite, soro de leite, creme de leite e gordura vegetal”.

A polêmica veio à tona no mês passado, quando o Procon de São Paulo notificou a Quatá Alimentos. A empresa foi solicitada a dar explicações sobre a comercialização e distribuição da bebida láctea Cristina, à base de soro de leite.

Na época, a Quatá Alimentos informou, por meio de nota, que “procurando não provocar confusão no ponto de venda, lançou esse produto sob essa nova marca, porque não fabrica leite caixinha (UHT) com a marca Cristina”.

“A partir deste caso, estamos fazendo um levantamento das empresas que têm adotado essa postura para notificá-las”, afirma Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP.

‘CRUEL’

A nutricionista da Nutri Mix, Márcia Melo, considera “muito cruel” usar bebida láctea no lugar de leite. “A criança não vai ter o aporte mineral nem a proteína que precisa por conta de um item que está com o layout forjando um produto de referência.”

Ela diz que, em 200 ml, enquanto o leite integral tem 5,8 gramas de proteína, a bebida láctea tem 2,45.

Segundo Farid, do Procon-SP, o consumidor que se sentir lesado pode fazer denúncia no site do Procon, acessando o portal do consumidor e encaminhando uma foto do produto (www.procon.sp.gov br).

Quanto ao caso da bebida láctea Cristina, Farid diz que o órgão formalizou um pedido de recomendação solicitando ajustes, “para que fique claro, adequado e ostensivo que se trata de bebida láctea”. Procurada, a Quatá Alimentos não informou como está o andamento do processo.

Por meio de nota, a Nestlé informou que, “em relação ao Moça Pra Toda Família, trata-se de uma alternativa que traz em sua fórmula os mesmos ingredientes do tradicional Leite Moça, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido – o que o torna um produto de menor desembolso”. Segundo a empresa, “a embalagem é diferente dos outros itens do portfólio de Moça, tem cor marsala e consta a identificação ‘mistura láctea condensada’. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal de um pudim”.

‘GOLPE BAIXO’

A nutricionista da Nutri Mix, Márcia Melo, considera o layout semelhante das embalagens para produtos com composição diferente “um golpe baixo”.

Ela cita o exemplo do leite condensado Moça, da Nestlé, com a embalagem na cor azul claro. Tradicionalmente conhecida pela figura de uma moça carregando um balde de leite na cabeça, aparece nas prateleiras com embalagem na cor marrom, indicando que se trata de mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido. “Mas Leite Moça é sinônimo de leite condensado”, ressalta a nutricionista, que esclarece que não apenas o que está escrito pode levar ao erro, mas também a aparência do rótulo. “É comprar gato por lebre.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padrasto vai defender jovem de agressões e esfaqueia rapaz 2 vezes em MS

tempo

Campo Grande amanhece com neblina e queda de temperatura nesta segunda-feira

Freio falha e Hilux desce desgovernada caindo dentro do Rio Taquari em MS

Idoso encontrado inconsciente em saída de baile, morre após 15 dias internado em Dourados

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Durante festa de noivado da filha, homem é assassinado com tiro na nuca em MS

Últimas Notícias

Polícia

Defesa de salgadeira que esquartejou marido alega que idosa sofria abusos sexuais e era ameaçada

Julgamento de Aparecida está marcado para o dia 11 deste mês

Cotidiano

Funsat começa semana com 1,7 mil vagas em Campo Grande

Seleção é feita para 143 funções diferentes nesta segunda-feira

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantonistas para esta segunda-feira

A equipe realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é rendido e assaltado por dupla armada em bairro de Dourados

Vítima foi abordada por assaltante na saída de um clube da cidade