O Procon de Coxim multou o Banco Pan em 4.473 UFERMS, ou seja, em R$ 221.125,60, por condução abusiva, empréstimos e cartões consignados a consumidores com idade acima de 60 anos sem autorização, nesta terça-feira (6). A medida atende a soma de mais de 21 denúncias recebidas pelo órgão nos últimos meses.

De acordo com a Diretora do Procon, Géssica Soares, o banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo, sendo descontado as parcelas diretamente na folha de pagamento.

“Estas reclamações representam apenas uma parte de denúncias sobre empréstimos consignados efetivadas junto ao Procon. A previsão é de que mais processos desta natureza sejam apurados, já que estamos fazendo levantamento. Com pulso firme e aplicação de multas vamos extinguir definitivamente esta prática na cidade”, diz Géssica.

Para garantir os direitos dos consumidores, o Procon orienta aos consumidores para evitarem a confirmação de dados por contato telefônico ou fotos de documentos pelo WhatsApp.

O Procon de Coxim também reforça que os consumidores que foram vítimas de golpes desta natureza devem procurar o órgão de defesa, munidos do documento de identidade, comprovante de residência, além do extrato de empréstimo consignado. O WhatsApp do Consumidor atende pelo número (67) 99603-2882.