Para animar consumidor exigente, Campo Grande terá até 70% de desconto na Black Friday
Lojistas esperam mais faturamento em comparação com 2021, enquanto consumidores estão desanimados
Thalya Godoy –
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Faltando um mês para a Black Friday, ação anual de vendas que promete descontos generosos na última sexta-feira de novembro, o comércio de Campo Grande começa a se preparar para as promoções. Nas lojas de calçados, confecções, tecnologia e de eletrodomésticos, a expectativa é de um faturamento melhor neste ano em comparação com 2021, quando a pandemia ainda influenciava fortemente o comércio.
A loja A67 Imports trabalha com vendas de celulares e acessórios, e já deu início às análises de preços dos produtos para avaliar os descontos que serão oferecidos.
As etiquetas de promoções devem ser atualizadas para os preços de Black Friday na próxima semana. “Neste ano, teremos descontos agressivos de até 70% dependendo do produto, além de trabalhar também com brindes para agregar na venda. Alguns descontos da Black Friday devem ser estendidos até dezembro”, explica o gerente Matheus Neves.
O faturamento da loja em 2021 foi tímido, mesmo com os descontos de até 50% na época. “Acho que faltou capital das pessoas devido à pandemia, mas acho que nesse ano poderá ser melhor, tem mais dinheiro circulando”, torce Matheus.
Consumidores mais exigentes
Como consumidor, ele demonstra resistência com compras pela internet e prefere ir pessoalmente até a loja fazer a escolha. “A gente como é do comércio, sabe quando está em promoção”.
Porém, Letícia Hamona, de 19 anos, vendedora, conta que já comprou viagem e celular com bons descontos na Black Friday pela internet, mas neste ano vai aproveitar somente se a promoção for realmente imperdível.
“Em 2020, eu comprei uma passagem de ida e volta de avião para São Paulo por R$ 200, mas eu acho que antigamente tinha mais promoções. Neste ano estou pouco animada”, revela a jovem.
2022 deve ser melhor em faturamento
A empolgação sobre um melhor faturamento neste ano é compartilhada no setor de eletrodomésticos. Na loja Magazine Luiza, no centro da Capital, o faturamento neste mês subiu 60% em relação a outubro de 2021, atribuído às promoções, especialmente no setor de televisores, e da chegada da Black Friday da Copa do Mundo.
“Neste final de semana irá ao ar um comercial com descontos exclusivos que não terão nem na Black Friday. Porém, aqui na loja temos uma promoção em que você troca o aparelho de celular, por exemplo, e recebe descontos de até R$ 1 mil nas TVs”, descreve o gerente da unidade, Wellington Servim, sobre as ofertas de “esquenta” para a Black Friday.
O objetivo deste ano é que as vendas subam até 60%, uma expectativa otimista tendo em vista que no ano passado o faturamento cresceu 10%. “Na época tínhamos a pandemia bem forte, o que afetou a renda das pessoas, e um problema com estoque de mercadorias também por causa da pandemia”, relembra o gerente.
Consumidor ainda está desanimado com a Black Friday
No centro da Capital, as pessoas disseram ao Midiamax que estavam pessimistas sobre os descontos prometidos na Black Friday. Boa parte diz que já aproveitou muitas promoções, mas nas últimas edições os preços são “ilusões”.
“Antigamente eu comprava muito presencialmente na Black Friday, tipo cosméticos. Às vezes, eu comprava tanto que durava um ano inteiro. Hoje não mais, é muita enganação”, conta Fernanda Barreto, de 33 anos, que trabalha como autônoma.
Ela conta que há dois anos desistiu das promoções na última sexta-feira de novembro. “Você ficava mais tempo na fila do que escolhendo o que quer”, reclama a mulher.
Lúcia Vilalba, de 58 anos, cuidadora de idosos, conta que nunca participou das promoções no fim de novembro porque avalia que os horários são complicados para ela aproveitar os descontos.
Fila na madrugada espanta
“Promoção boa precisa ir para a fila 00h e eu trabalho, não tenho como ir. Eu também não acredito nesses estoques. Colocam 10 panelas na promoção, mas como você já está lá acaba comprando”, afirma.
Cida Feitosa, que trabalha no setor administrativo da B & K Confecções, conta que a loja planeja ofertar descontos diretamente nos produtos que serão expostos na parte da frente do comércio. “É mais fácil assim para o consumidor mostrar as mercadorias já com o preço final”, ela acredita.
Assim como nos outros estabelecimentos, a expectativa da Black Friday deste ano é mais positiva do que em relação a 2021. “A nossa movimentação sobe, mas não é como nas outras lojas com essa promoção. A gente vê que as pessoas procuram mais eletrodomésticos, celulares, dá mais fluxo”, relata.
Black Fraude?
Apesar das promessas da Black Friday, nem sempre as ofertas refletem em descontos nos produtos.
Alguns lojistas aumentam o preço dias antes das promoções e na sexta-feira reduzem para o patamar antigo, o que rende as brincadeiras “metade do dobro do preço” e apelidos como “Black Fraude”.
O Procon/MS (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) registrou 117 procedimentos em novembro de 2021, mês da Black Friday, o que representa crescimento de 27% frente à edição de 2020.
As reclamações sobre as compras pela internet têm crescido nos últimos anos. Foram lavrados, em 2021, seis autos de infração em lojas físicas e 14 infrações em lojas virtuais.
Como fazer denúncias na Black Friday
De acordo com o Procon/MS, os consumidores que quiserem registrar uma reclamação devem fazer a denúncia pelo telefone 151.
O horário de funcionamento do Procon é das 7h até as 18h30, de segunda a sexta-feira.
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