No pós-pandemia, clientes de shoppings usam menos carro e compram mais online em Campo Grande

Shoppings de Campo Grande esperam crescimento nas vendas e apostam em Copa do Mundo inédita com início em novembro para atrair visitantes no fim de ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação)

Pesquisa nacional aponta mudança de hábito no perfil dos clientes de shoppings. Em Campo Grande, lojistas afirmam que o movimento tem voltado ao patamar de 2019, antes da pandemia de Covid-19, mas o perfil dos clientes também mudou por aqui.

Localizado na região central da cidade, o shopping Campo Grande viu o movimento de carros diminuir neste período. De acordo com a presidente da Associação dos Lojistas, Aline Queiroz, o número de veículos apresenta redução de 8% em relação a 2019.

“Percebemos que os clientes têm usado menos veículos próprios para chegar ao shopping. Acreditamos que a alteração esteja atrelada aos novos meios de locomoção, entre eles, transporte por aplicativo”, conta Aline.

No shopping Bosque dos Ipês, localizado na saída para Cuiabá, também houve mudança no perfil do cliente, que agora preza mais pela experiência de compra. O superintendente Adriano Passos explica que o cliente agora busca por lazer, serviço e gastronomia além das compras.

“A mudança no perfil do consumidor vem acontecendo desde antes da pandemia, e ganhou celeridade após a mesma. Esse cliente aprendeu a comprar online, através de seu smartphone e a vinda ao shopping deve ter um motivo além da compra. Com isso, ganham relevância as frequências aos finais de semana”, destaca Adriano.

Movimento de 2019 recuperado

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), o número de visitantes nos estabelecimentos é 21% menor em 2022 comparado a 2019. Isso porque muitos clientes deixaram de ir aos shoppings com a mesma frequência.

Porém, em Campo Grande o cenário é diferente. No shopping Campo Grande, o movimento de 2022 supera o de 2019 em 34%. “Já quando se analisa os números de 2021 e 2022 o crescimento é de 42%”, explica Aline Queiroz.

Já no shopping Bosque dos Ipês, os números de 2019 devem ser alcançados ainda em 2022. “A retomada do pós-pandemia se acentuou em 2021, e em 2022 os números de fluxo vêm crescendo mês a mês, devendo chegar muito próximo aos números de 2019, ao final deste ano”, comenta o superintendente Adriano Passos.

shoppings
Shopping aposta em show durante a Copa – (Foto: Divulgação)

Copa do mundo e Natal devem alavancar as vendas

O fim de ano será inédito no Brasil, sendo o primeiro com Copa do Mundo começando em novembro. No shopping Campo Grande, a expectativa é alta, com aumento de 15% em relação a meses normais. “Em dezembro, a tendência é a venda ser o dobro dos meses convencionais”, destaca Aline Queiroz.

O Bosque dos Ipês aposta na “Magia do Natal” para proporcionar uma “experiência diferenciada”, com decoração, atrações musicais e lazer para a família, além de incentivo às compras físicas através de sorteios e prêmios.

Na Copa do Mundo, o Bosque dos Ipês terá uma grande arena na área externa, onde além da transmissão de jogos da Seleção Brasileira e outros clássicos, terá shows com artistas renomados no cenário nacional, como Maiara & Maraisa, Guilherme & Benuto e Israel & Rodolfo.

No shopping Campo Grande, todos os restaurantes irão transmitir os jogos da seleção brasileira. Além disso, na praça de alimentação também terá TVs, assim como nos refeitórios, para a transmissão.

Conteúdos relacionados