Pular para o conteúdo
Consumidor

Mensalidade em escolas particulares pode aumentar até 18% em 2023 na Capital

Conversas iniciais apontam que reajuste em algumas escolas em 2023 poderá variar entre 12% e 18%; aumento precisa ser justificado
Thalya Godoy -
Aumento de mensalidade em colégios particulares precisa ser justificado. (Agência Brasil)

Com a chegada do final do ano, as famílias que têm filhos em colégios particulares começam a se programar para o reajuste nas mensalidades. De acordo com a Lei Federal 9.870, de 1999, o aumento não pode ser abusivo e precisa ser justificado mediante apresentação de planilha de custo.

Segundo o presidente da Associação de Escolas Particulares, Lúcio Neto, o aumento varia em cada escola conforme os gastos para funcionar, como aluguel, investimento e folha de pagamento, mas conversas iniciais em algumas instituições de ensino são de reajuste entre 12% e 18%.

As negociações de mensalidade precisam ser feitas em cada colégio e cada família precisa avaliar o que pode pagar de acordo com o orçamento. “O processo de matrícula já iniciou na maioria das escolas. Nós temos uma expectativa boa para o próximo ano, um aumento de pessoas vindo de outros estados em busca de melhores empregos ou para assumir concurso público”, explica Lúcio.

Segundo o presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de ), Audie Salgueiro, os colégios possuem autonomia para decidir sobre o aumento das mensalidades, pois não há uma legislação que trate especificamente sobre os valores. “É evidente que o reajuste não pode ser abusivo, precisa ser justificado, tivemos aumento de preços de vários itens durante a pandemia, por exemplo”, ele diz.

O presidente do Sinepe explica que há duas situações sobre as expectativas das rematrículas e novas matrículas nos colégios particulares. De um lado, os proprietários destas instituições de ensino esperam ao menos manter o número de estudantes, enquanto do outro há uma cautela sobre o orçamento das famílias que estão se recuperando da pandemia. 

“A gente percebe que as famílias estavam bem apertadas [sobre o orçamento] e elas veem com certa preocupação se vão conseguir manter novos compromissos financeiros, mas a expectativa é boa com as contas se equilibrando neste momento”, descreve.

Rede Pública

Em contato com a SED (Secretaria Estadual de Educação) sobre a expectativa de aumento de oferta de vagas para 2023, a pasta informou que no momento ainda não é possível falar sobre a quantidade de matrículas para o próximo ano letivo. 

“Essa oferta é analisada antes da abertura do período de matrículas. Teremos esse tipo de informação no decorrer do mês de novembro, antes do início da pré-matrícula de 2023”, disse a SED.

O Midiamax entrou em contato com a (Secretaria Municipal de Educação) e aguarda resposta. O espaço continua aberto para manifestação.

Procon

Em levantamento realizado em dezembro de 2021, o Procon/ MS (Programa de e Defesa do Consumidor), sobre o aumento das mensalidades nos colégios particulares, apontou alta de até 32,86% na comparação com o reajuste realizado em 2020, considerado acima da inflação na época de 10,74%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lady Gaga pode voltar ao Brasil em 2026 com nova série de shows

Consultório móvel levará serviços veterinários gratuitos a diversos bairros da Capital em agosto

fies

Renegociação de dívidas do Fies começa em novembro de 2025 para contratos firmados a partir de 2018

Morre Dona Jacira, mãe de Emicida e Evandro Fióti, aos 60 anos

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Presidente corintiano nega renegociar contrato de Depay, mas diz ser preciso ‘cortar na carne’

Últimas Notícias

Brasil

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

A mulher, de 35 anos, sofreu múltiplas fraturas no rosto e no maxilar

Cotidiano

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

Ao todo, serão pagos mais de 86 mil servidores, entre ativos e inativos, em Mato Grosso do Sul

Cotidiano

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Projeto busca construir rede colaborativa nacional e conectar procuradorias a tecnologia

Esportes

Com semifinalistas do Sul-Mato-Grossense definidos, times buscam vaga para torneios nacionais

Semifinalistas do campeonato sul-mato-grossense foram definidos no último sábado