Pular para o conteúdo
Consumidor

Disparada no preço do leite ‘pesou’ no bolso e inflação ficou em 0,64% em Campo Grande

Inflação acumulada dos últimos 12 meses é uma das maiores entre capitais
Elias Luz -
Inflação
Preço do leite de caixinha subiu quase 16% em julho. (Foto: Leonardo de França/ Midiamax)

A inflação oficial do Brasil, que é a do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ficou em 0,67%, mas em foi menor, chegando a 0,64%. Na primeira quinzena de junho, a velocidade de aumento de preços já estava menor na Capital Morena, e se intensificou na segunda quinzena, porém, ficou um pouco abaixo da média nacional. No acumulado do ano, a inflação em Campo Grande está em 5,65% e no período de 12 meses se encontra em 12,06%.

De acordo com o IBGE, que faz o cálculo do , todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram variação positiva em junho. A maior delas veio do grupo vestuário, com alta de 1,67% e 0,07 ponto percentual de contribuição. Já o maior impacto – de 0,17 ponto percentual – veio do grupo alimentação e bebidas, com 0,8%. Na sequência, vieram saúde e cuidados pessoais, com 1,24% e transportes com 0,57%, registrando impactos de 0,15 e 0,13 pontos percentuais, respectivamente. O grupo habitação, que havia registrado queda de 1,7% em maio, passou para alta de 0,41% em junho, com impacto de 0,06 ponto percentual Os demais grupos ficaram entre 0,09% – no caso, o grupo da educação – e o 0,55%, nos artigos de residência.

Segundo o IBGE, o resultado do grupo alimentação e bebidas – com de 0,8% – foi influenciado pela alta dos alimentos para consumo fora do domicílio (1,26%). A refeição passou de 0,41% no mês anterior para 0,95% em junho, enquanto o lanche foi de 1,08% para 2,21%. Também houve alta em alguns alimentos para consumo no domicílio (0,63%), como o leite longa vida (10,72%) e o feijão-carioca (9,74%), por exemplo. No lado das quedas, houve recuo expressivo nos preços da cenoura (-23,36%), que já haviam caído em maio (-24,07%). Outros alimentos importantes na cesta de consumo dos brasileiros tiveram redução de preços, a exemplo da cebola (-7,06%), da batata-inglesa (-3,47%) e do tomate (-2,70%).

No grupo da saúde e cuidados pessoais – com inflação de 1,24%, o destaque foi o plano de saúde (2,99%), item com o maior impacto individual no índice do mês, ou seja, 0,1 ponto percentual. O resultado é consequência do reajuste de até 15,5% para os planos individuais autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em 26 de maio, com vigência a partir de maio de 2022 e cujo ciclo se encerra em abril de 2023. Nesse sentido, foram apropriadas no IPCA de junho as frações mensais referentes aos meses de maio e junho. Além disso, houve aumentos nos preços dos produtos farmacêuticos (0,61%) e dos itens de higiene pessoal (0,55%).

O grupo dos transportes – com inflação de 0,57% – desacelerou em relação a maio (1,34%), influenciado pelo resultado dos combustíveis (-1,2%). Enquanto os preços da gasolina caíram 0,72%, o recuo nos preços do foi mais intenso (-6,41%). Por outro lado, houve aumento do óleo diesel (3,82%) e do gás veicular (0,30%). A maior variação (11,32%) e o maior impacto positivo – 0,06 ponto percentual – dentro do grupo veio das passagens aéreas, cujos preços já haviam subido em maio (18,33%). Em 12 meses, as passagens aéreas acumulam alta de 122,40%.

No grupo vestuário – com inflação de 1,67% -, os destaques foram as roupas masculinas (2,19%) e femininas (2%). Na sequência, vieram as roupas infantis (1,49%) e os calçados e acessórios (1,21%). Todos os itens do grupo tiveram variação positiva no mês. Na habitação – com inflação de 0,41% – a alta deve-se aos reajustes da taxa de água e esgoto (2,17%). No caso de Campo Grande (3,22%), o reajuste foi de 11,08%, sendo 5% em 1º de janeiro e o restante fracionado a partir de maio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena