1 – Compra não entregue ou demora
2 – Produto com defeito
3 – Cobrança indevida ou duplicada
Por isso, o advogado, aconselha que os consumidores se cadastrarem em ferramentas como Bloqtel — do Procon/ MS — ou o ‘Não Me Pertube’ — do Governo Federal
4 – Propaganda enganosa
5 – Produto veio errado
6 – Problema com estorno de valores
Em alguns dos casos acima, a loja precisa estornar o valor da compra atualizado, mas e quando o problema acontece nesta etapa? Como o processo tem um prazo combinado entre cliente e vendedor, ele precisa ser cumprido.
“Caso haja descumprimento ou pagamento inferior ao combinado, cabe pedido administrativo e judicial de ressarcimento integral e eventuais danos sofridos”, orienta.
7 – Serviço incompleto
8 – Venda casada
9 – ‘Cupom de oferta que não funcionou’
10 – Roubo/furto
Resolução
O advogado ressalta que, em todos os casos, o consumidor deve buscar, inicialmente, o canal de atendimento da loja para tentar solucionar o problema.