Pular para o conteúdo
Consumidor

Com queda nos combustíveis, densímetro ainda é obrigatório nos postos de Campo Grande?

Você sabia que pode exigir teste de qualidade dos combustíveis nos postos?
Ranziel Oliveira -
Etanol (Nathália Alcântara, Midiamax)

O preço dos combustíveis caiu em todo o território sul-mato-grossense e com o valor mais baixo vem a dúvida: como saber se a gasolina ou etanol abastecido é de qualidade? O Jornal Midiamax conversou com clientes de um posto de gasolina na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para saber… alguém aí se lembra do densímetro? Pelo visto, outro método é mais popular.

No ‘olhômetro’

Abastecendo a sua moto, o microempresário Lucas Batista, de 22 anos, disse que faz a escolha de combustíveis após analisar o desempenho da sua moto. “Eu testo a qualidade nos postos. O que eu ver que minha moto começou a falhar eu não abasteço mais. Hoje abasteço só em três postos, porque eu já peguei muito posto que a moto fica falhando”, disse ele.

Em uma linha de raciocínio semelhante, o engenheiro civil Felipe Bortolazo, de 31 anos, abastece a sua moto nos postos que a gasolina rende mais. “Abasteço nos postos que sempre confio e vou controlando o rendimento do combustível. Se a moto não fez quilometragem e o rendimento cair bastante, eu não abasteço mais nele”, explicou Felipe.  

Técnica para as quatro rodas

Moradora do município de Costa Rica, o mecânico Wilknei Batist, de 32 anos, foi abordado pela equipe de reportagem enquanto abastecia em Campo Grande e também deu a sua contribuição sobre o tema. “Só abasteço quando já sei se é ruim ou não. Quando abasteço em outros eu observo se o carro começou a falhar, aí nos descartamos o posto. Ser der bom, nos abastecemos de volta”, explicou.

Na perspectiva da farmacêutica Patrícia Lemes, de 35 anos, a melhor opção é sempre colocar gasolina no mesmo posto. “Sempre abasteço aqui, moro perto. Não engasgando já está bom”, disse ela.

Teste de qualidade à disposição

No estabelecimento, a equipe foi informada que o densímetro que mede a qualidade do álcool fica sempre disponível ao lado da bomba. A gasolina e o diesel também possuem densímetro para aferição da qualidade dos combustíveis, mas ficam guardados e podem ser exibidos se o cliente pedir. “Às vezes aqueles que são mais antigos pedem, quem tem mais de 40 anos. Mas a maioria não sabe nem o que é isso”, explicou o gerente de pista de 54 anos.  

Lembre-se, o uso do aparelho nos postos é obrigatório, ou seja, qualquer consumidor pode pedir a testagem. Ele deve ter um selo de certificação visível e o processo todo de medição leva cerca de cinco minutos. Também é importante observar fatores que possam adulterar os resultados. Por isso, o densímetro deve estar limpo, sem adesivos ou outros objetos colados no vidro.

“O densímetro é um aparelho de vidro, calibrado, que, introduzido no combustível, em uma proveta de 1 litro, determina o valor da massa específica através da escala. A gasolina deve apontar um mínimo de 715 kg/m³ a 20°C. Ou seja, qualquer resultado encontrado abaixo desse valor denota que o combustível está fora das especificações recomendadas pelo órgão regulador.

Mesmo não existindo uma faixa média definida pela ANP, é importante ficar de olho nessa marcação mínima e, é claro, no desempenho do automóvel, que diz bastante sobre a qualidade do combustível usado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Plantão no fim de semana é atrativo para famílias se vacinarem

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, que se candidatou ao cargo máximo da CBF

Procurando emprego? Funtrab oferta 672 vagas em Campo Grande na próxima segunda-feira

deam

Briga por som alto termina com jovem grávida agredida pelo marido em MS

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

Assentamento Mutum recebe ação gratuita da Justiça na próxima semana

Últimas Notícias

Brasil

Polícia Federal prende na Bolívia substituto de Marcola no PCC

Na lista da Interpol, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil

Esportes

Ceará afunda Sport e garante mais uma rodada no G6 do Brasileirão

Vozão conta com gols "latinos" para continuar na zona da Libertadores

Cotidiano

Sidrolândia decreta emergência na saúde por surto de doenças respiratórias

Aulas nos centros de educação infantil foram suspensas por dez dias

Famosos

Davi Brito registra boletim de ocorrência contra Adriana Paula: “Ameaçado”

Ex-BBB usou stories do Instagram para explicar situação