Com sucessivos reajustes na gasolina, é permitido estocar combustível em MS? Saiba o que diz a lei
Preocupação veio à tona após o último aumento de preço nos combustíveis, semana passada, com boatos de que pessoas estariam comprando gasolina e guardando em casa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Corpo de Bombeiros e o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes em Mato Grosso do Sul) afirmaram, nesta terça-feira (15), que quem estiver estocando combustível em casa está praticando crime que pode render até 5 anos de prisão.
Os boatos de que pessoas estariam comprando gasolina pipocaram nas redes sociais após anúncio do último reajuste na gasolina, ocorrido na última quinta-feira (10), na ordem de 18,8%, o que irritou a população de Campo Grande. Apesar da probabilidade de novos aumentos ser grande, o cidadão comum não pode estocar combustível.
Segundo Edson Lazarotto, do Sinpetro, estocar combustível é questão de segurança porque é perigoso colocá-lo fora dos tanques. Ele lembra que quem insistir nesta prática, além de responder criminalmente, ainda poderá ser multado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Apesar da boataria nas redes sociais, Edson Lazarotto informou que até o momento não chegou nenhuma notificação ao Sinpetro. “Os postos de combustíveis são orientados a não venderem combustíveis em garrafas pet ou qualquer outro tipo de galão que não siga as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Tem consumidor que chega para comprar, não consegue e denuncia, mas acaba sendo orientado que ele estava errado em insistir na compra”, disse Lazarotto.
Pelo Corpo de Bombeiros, o tenente Conturbia explicou que existe um galão de cinco litros em que a venda é permitida, justamente por atender às recomendações do Inmetro, que pode ser utilizado para abastecer um veículo em caso de pane seca e também para abastecer equipamentos de pequeno porte como cortadores de grama, picadores de árvores e motosserras. No entanto, o tenente Conturbia reforçou que é proibido estocar o combustível e quem assim o fizer poderá ser preso por até 5 anos. Em caso de incêndio e outros agravantes, como morte, a pena pode aumentar.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.