Pular para o conteúdo
Consumidor

Com sucessivos reajustes na gasolina, é permitido estocar combustível em MS? Saiba o que diz a lei

Preocupação veio à tona após o último aumento de preço nos combustíveis, semana passada, com boatos de que pessoas estariam comprando gasolina e guardando em casa
Arquivo -
Estocar combustível representa risco em casa
Estocar combustível representa risco em casa

O e o Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes em Mato Grosso do Sul) afirmaram, nesta terça-feira (15), que quem estiver estocando combustível em casa está praticando crime que pode render até 5 anos de prisão.

Os boatos de que pessoas estariam comprando gasolina pipocaram nas redes sociais após anúncio do último reajuste na gasolina, ocorrido na última quinta-feira (10), na ordem de 18,8%, o que irritou a população de . Apesar da probabilidade de novos aumentos ser grande, o cidadão comum não pode estocar combustível.

Segundo Edson Lazarotto, do Sinpetro, estocar combustível é questão de segurança porque é perigoso colocá-lo fora dos tanques. Ele lembra que quem insistir nesta prática, além de responder criminalmente, ainda poderá ser multado pelo (Instituto de de Mato Grosso do Sul) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Apesar da boataria nas redes sociais, Edson Lazarotto informou que até o momento não chegou nenhuma notificação ao Sinpetro. “Os postos de combustíveis são orientados a não venderem combustíveis em garrafas pet ou qualquer outro tipo de galão que não siga as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Tem consumidor que chega para comprar, não consegue e denuncia, mas acaba sendo orientado que ele estava errado em insistir na compra”, disse Lazarotto.

Pelo Corpo de Bombeiros, o tenente Conturbia explicou que existe um galão de cinco litros em que a venda é permitida, justamente por atender às recomendações do Inmetro, que pode ser utilizado para abastecer um veículo em caso de pane seca e também para abastecer equipamentos de pequeno porte como cortadores de grama, picadores de árvores e motosserras. No entanto, o tenente Conturbia reforçou que é proibido estocar o combustível e quem assim o fizer poderá ser preso por até 5 anos. Em caso de incêndio e outros agravantes, como morte, a pena pode aumentar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Moradores não estavam em casa

Política

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Momento é de tensionamento, avalia deputado estadual do MDB

Brasil

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Deputados do PL planejavam votar moções em apoio ao Jair Bolsonaro

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar