Cotidiano / Consumidor

Com relato de assédio a aluna e irregularidades, autoescola é autuada pelo Procon-MS

Com inúmeras irregularidades constatadas em uma autoescola localizada na Rua 13 de Maio, no Centro de Campo Grande, o Procon-MS autuou o estabelecimento. De acordo com o órgão estadual, as denúncias vão desde assédio a aluna até vantagem excessiva financeira. Conforme o Procon-MS, a autoescola Excelência deixou de fornecer aos seus clientes informação clara e […]

Mariane Chianezi Publicado em 15/02/2021, às 08h03 - Atualizado às 15h00

Fiscais do Procon durante vistoria em autoescola. Foto: Divulgação/Procon-MS
Fiscais do Procon durante vistoria em autoescola. Foto: Divulgação/Procon-MS - Fiscais do Procon durante vistoria em autoescola. Foto: Divulgação/Procon-MS

Com inúmeras irregularidades constatadas em uma autoescola localizada na Rua 13 de Maio, no Centro de Campo Grande, o Procon-MS autuou o estabelecimento. De acordo com o órgão estadual, as denúncias vão desde assédio a aluna até vantagem excessiva financeira.

Conforme o Procon-MS, a autoescola Excelência deixou de fornecer aos seus clientes informação clara e adequada o que foi demonstrado por alunos em mensagens de WhatsApp de conversas com a empresa. Tudo teria sido comprovado pela equipe de fiscalização ‘tendo evidenciado total desorganização com informações desencontradas no que tange a  suspensão e remarcação de aulas ou de agendamento de exames no Detran-MS’.

De acordo com o Procon-MS, um dos atuais sócios acusa antecessor e instrutor da empresa – apesar de não apresentar comprovação ou denúncia às autoridades – de ter praticado assédio a uma das alunas.

A comunicação do centro de condutores não deixa claro, por exemplo, que as pessoas que pretenderem carteira de habilitação para pilotar motos devem levar seus próprios capacetes, não determina de forma adequada o local onde os alunos deverão se encontrar com instrutores tanto em dias de aulas como de exames no Detran. É comum os alunos se dirigirem ao centro de formação enquanto os instrutores aguardam no departamento de trânsito.

Outro ponto de insatisfação entre os clientes está no fato do centro de formação sempre  afirmar que a demora ou cancelamento no agendamento de exames se dá na falta de celeridade no órgão estadual, problemas nos carros ou divergência entre antigos sócios, o que na realidade não deveria ser compartilhado com os alunos.

Clientes afirmam, inclusive, que não há qualquer comunicação com os consumidores que já quitaram os valores para aquisição de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) mas tiveram aulas suspensas ‘ensejando a necessidade de remarcação e que não raro são novamente  suspensas, os obrigando a procurar presencialmente, o que demonstra total despreocupação com medidas que deveriam ser tomadas em relação à Covid-19’.

Ainda segundo o Procon-MS, as aulas à distância são outro problema. São várias as ocorrências de dificuldades para acessar a plataforma sugerida se agravando com a falta de interesse  da  empresa em encaminhar solução para os casos. Até nesses casos, os interessados são obrigados a se dirigir até o endereço da auto escola, muitas vezes sem conseguir resolver o problema de reagendamento.

Foi verificado que a empresa obtém vantagem manifestamente excessiva. Isso porque, nos casos de cancelamento de aulas por sua iniciativa, não é admitido qualquer prejuízo para si. Entretanto se  o cancelamento se der pelo aluno,  este é obrigado a  comunicar com, pelo menos, 24 horas de antecedência para não perder a aula.

Foi constatada, também, divergência de informações a  respeito de valores a serem pagos pela emissão de guias. Enquanto o Detran determina que deverão  ser pagos R$ 655,00, na auto escola esse valor é fixado em R$ 1.127,00.

As irregularidades, por serem em grande número, foram formalmente levadas à Delegacia do Consumidor e ao Detran Estadual e, além disso, as investigações pelo Procon Estadual terão prosseguimento.

Jornal Midiamax