Pular para o conteúdo
Consumidor

Pesquisa de intenção de compras na páscoa prevê queda de 25% no consumo em MS

Com o perigo do coronavírus e com mais pessoas em casa, menos consumidores farão as compras de páscoa em Mato Grosso do Sul. É o que aponta a pesquisa do IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS). Neste ano, o sul-mato-grossense pretende gastar R$ 136 milhões, uma redução de 36% em relação ao ano passado.  […]
Arquivo -

Com o perigo do coronavírus e com mais pessoas em casa, menos consumidores farão as compras de em Mato Grosso do Sul. É o que aponta a pesquisa do IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS). Neste ano, o sul-mato-grossense pretende gastar R$ 136 milhões, uma redução de 36% em relação ao ano passado. 

“Fizemos duas estatísticas, uma pesquisa no início de março e uma sondagem no dia 17 (terça-feira passada) e as estimativas de movimentação financeira em relação as datas iniciais caíram 9%. Vale lembrar que as pessoas são movidas por expectativas e do início do mês até o momento houve impactos sociais e financeiros com o Codiv 19 ”, explica a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

De acordo com a pesquisa, a intenção de gastos com chocolates e artigos pascais é de R$ 95,47 milhões (uma queda de 10% em relação ao ano passado) e despesas com comemorações são R$ 40,61 milhões (queda de 47%).

“Entre a primeira e a segunda pesquisa, já com a pandemia em instalação no nosso País, a queda foi de 3% sobre a intenção de compras de chocolates e afins, e de 20% acerca das comemorações”, informa Daniela.

O gasto médio com artigos pascais será de R$ 112,76, valor 14% menor que 2019, porém a pesquisa mostra que os homens estão propensos a gastar mais do que as mulheres, este ano. “A pesquisa também detectou que 46% das pessoas comprariam ovo da Páscoa, independentemente do aumento do preço. Esse índice é 10% maior do que o apresentado no ano passado”, diz a economista.

Outro dado que sugere estar em evidência por causa da crise com o é que 47% afirmam que pretendem não procurar os artigos em lojas físicas.

Entre os que pretendem comemorar a Páscoa (23%), a maioria afirma que ficará em casa e os gastos serão por conta da alimentação (83%) e de bebidas (33%). O peixe não poderá faltar na mesa, segundo 47% dos entrevistados, seguido pela carne para o churrasco (16%) e cerveja (9%).

Oportunidades

Para a economista Daniela Dias, o comerciante precisará abusar das redes sociais, do e-commerce e também das entregas em domicílio para otimizar as vendas a distância. “Transmita confiança ao consumidor sobre os procedimentos preventivos, mostre os bastidores de como são feitos seus produtos até a entrega, otimize alternativas que possam levar entretenimento e para casa”.

A pesquisa de intenção de consumo para a Páscoa foi realizada entre os dias 02 e 10 de março, com 1.692 pessoas e refeita dia 17 de março, com 150 pessoas nas cidades de , , Dourados e Três Lagoas. 

(com informações da Fecomércio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido ameaça matar esposa à facadas após mulher negar ter relações sexuais

camaro

Piloto da Fórmula Truck e assessor parlamentar morrem em acidente em Curitiba

Processe seletivo (Ilustrativa)

Processo seletivo com 70 vagas para professores em Sonora abre nesta segunda-feira 

carro

Carro é localizado e bombeiros buscam por possíveis corpos no Rio Paraguai

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Rayssa Leal domina final e é campeã da etapa de Brasília da SLS

Últimas Notícias

Cotidiano

Toni já está em casa; cãozinho passou quase 24h desaparecido em Campo Grande

Ele sumiu neste sábado no Bairro Marcos Roberto e foi localizado no Parque Novos Estados

Esportes

Brasil derrota Japão e mostra força na Liga das Nações de Vôlei

Seleção brasileira encerra fase classificatória na segunda posição

Famosos

Preta Gil compartilha visita de Regina Casé: ‘Reenergizada’

A cantora está passando por um tratamento contra câncer nos Estados Unidos e recebeu visita da apresentadora

Cotidiano

‘Pé-quente’ de MS joga no concurso da Lotofácil e ganha meio milhão de reais

Aposta foi feita online e o ganhador mora na cidade Ivinhema