Pular para o conteúdo
Consumidor

Pandemia cria novos hábitos e compras pela internet disparam em MS

A comodidade de comprar e receber na porta de casa calhou aos moradores durante os dias de pandemia em Mato Grosso do Sul. A praticidade do e-commerce, compras pela internet, bombou e segundo pesquisa, somente no Centro-Oeste entre março e agosto as vendas cresceram 98,9%. De acordo com dados do MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de […]
Arquivo -

A comodidade de comprar e receber na porta de casa calhou aos moradores durante os dias de em . A praticidade do e-commerce, compras pela internet, bombou e segundo pesquisa, somente no Centro-Oeste entre março e agosto as vendas cresceram 98,9%.

De acordo com dados do MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o movimento Compre&Confie, as vendas do setor dobraram neste ano e alta chegou a bater 110%.

Um dos maiores fatores para atrair os consumidores é encontrar valores mais em conta e não precisar sair de casa, medida necessária durante a pandemia da , o novo coronavírus. Essas duas características foram o que fez com que a estudante Giovana Nascimento comprasse ainda mais no e-commerce.

“Eu já tinha esse costume de comprar pela internet, principalmente cosméticos. Mas com a pandemia, começou a ter muita oferta de vários seguimentos e passei a comprar até livros, objetos de decoração e utensílios”, disse a jovem. Giovana diz que apesar de precisar esperar até o produto chegar, o período de aguardo vale a pena devido às promoções.

“A única parte ruim é precisar esperar uns bons dias até que chegue, mas no final é até mais vantajoso porque encontramos promoções que mesmo pagando o frete, sai mais barato do que comprar em uma loja física. E a expectativa de esperar o produto deixa a compra mais emocionante”, comentou a estudante.

Comprar pela internet passou a ser uma nova realidade até para aqueles que nem imaginavam o que era um e-commerce. A revendedora de produtos de beleza, Maria Margarete Arruda, de 51 anos, já aciona o filho para comprar em sites quando se interessa por alguma coisa.

“No começo do coronavírus eu queria um jogo de assadeiras que deveria vender lá para o Centro, mas o pessoal não queria deixar eu ir ou não queriam ir por lá para poder comprar. Aí meu filho me chamou no computador e eu escolhi um jogo [de assadeiras] que até era mais barato do que eu imaginava. Agora quando preciso de alguma coisa já peço para ele olhar para mim. Sou revendedora [de cosméticos] também e já estou aprendendo a eu mesma fazer os pedidos”, disse.

Prazo maior na entrega

Com o aumento da demanda no e-commerce, os prazos de entrega também aumentaram. O estudo da MCC-ENET mostrou que 69% dos consumidores notaram prazos mais elásticos, mas 57% consideram aceitável esse aumento. Somente 11% dos consumidores deixaram de comprar online devido ao prazo de entrega.

Giovana disse que não teve nenhum problema com as entregas dos produtos adquiridos até agora, nem com a entrega e nem com os produtos em si. “Já teve produto que demorou mais que o previsto para chegar, mas veio certinho. Quando a gente vê ’20 dias úteis’ nas estimativa, assusta, mas faz parte, né. A demanda do mercado deve estar enorme mesmo”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Encerra hoje o prazo para inscrições de interessados em bolsa de 100% em Medicina

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)

Política

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado na próxima terça-feira

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores) e convocou a reunião

Brasil

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio

Máscaras de oxigênio foram acionadas pro prevenção

Brasil

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Falha no controle da matéria-prima está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento