No mês de janeiro foram emitidas 5.227.126  notas fiscais com CPFs (Cadastro de Pessoa Física) em todo o Mato Grosso do Sul. As notas fiscais participaram do primeiro sorteio do programa , que acontece no próximo sábado (29).

Para cada uma das notas com CPF foram  geradas oito dezenas, que concorrem no sorteio. No primeiro mês do ano, a autorização de NFCe (Nota Fiscal Eletrônica) com CPFs contabilizou 4.731.477, e a autorização de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) somou 495.649.

Desde setembro de 2019, o cupom fiscal não é mais um documento fiscal válido. Nele eram informados os principais dados da operação comercial.  Na prática, o cupom fiscal era o comprovante da venda no varejo, e diferentemente da nota fiscal, na qual o consumidor que está efetuando a compra é identificado, no cupom fiscal o consumidor poderia ser ou não identificado.

O chefe da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda, Amarildo Cruz, admite que o programa Nota MS Premiada superou as expectativas. “O efeito positivo se dá em dois aspectos: no aumento da quantidade de documentos fiscais e, consequentemente, no aumento da arrecadação, e também o fato de que o consumidor comece a perceber na prática a importância dele, em fazer com que o contribuinte emita o documento fiscal”, explica.

Desde setembro de 2019, o cupom fiscal não é mais um documento fiscal válido e é necessária a emissão das notas fiscais. Segundo Amarildo Cruz, menos de 20% dos estabelecimentos ainda não estão adequados. “Já estamos selecionando os casos em que além da notificação irá ser feita a fiscalização”, comenta.