Pular para o conteúdo
Consumidor

Midiamax Entrevista: Pioneiro, Procon tem canal aberto no whats e vê irregularidades diminuírem

O subsecretário do Procon de Campo Grande, Valdir Custódio, foi recebido pelo Midiamax Entrevista nesta segunda-feira (2) e falou sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos do consumidor. O órgão só atua há um ano e sete meses, mas foi o pioneiro entre os Procons nas Capitais a disponibilizar um canal de comunicação […]
Arquivo -

O subsecretário do Procon de , Valdir Custódio, foi recebido pelo nesta segunda-feira (2) e falou sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos do consumidor. O órgão só atua há um ano e sete meses, mas foi o pioneiro entre os Procons nas Capitais a disponibilizar um canal de comunicação via com o consumidor. Só no último ano, o Procon fez mais de 2 mil fiscalizações.

Custódio explica que a defesa do consumidor acontece nos âmbitos federal, estadual e municipal. O diferencial do Procon Campo Grande é de educar e orientar não só o consumidor, mas também o fornecedor.

“Quando começamos a fiscalização, de cada 100 visitas, encontrávamos irregularidades em 97. Hoje apenas 28% das visitas têm um resultado negativo. Conseguimos mudar a mente do fornecedor, que vem se adequando às normas”, frisa.

Para o subsecretário, o diferencial do Procon Municipal é de atender situações que são peculiares de Campo Grande. Alguns exemplos são o e a Águas Guariroba, que são empresas que atuam somente na Capital. Ele ainda ressalta que o Procon Municipal busca se conectar com os bairros. “Já fizemos 39 ações nos bairros, nascemos com essa filosofia de descentralizar. Trabalhamos na sede, mas também recebemos pedidos para se deslocar aos bairros”, diz.

Desde o surgimento, o Procon Municipal já realizou 18 mil atendimentos e 4 mil fiscalizações. O órgão também faz pesquisas de preço, para ajudar o consumidor a escolher o melhor estabelecimento para fazer suas compras.  No último ano, foram 24 pesquisas, ou seja, duas pesquisas por mês. “Procuramos observar o que acontece no momento. Agora, por exemplo, estamos fazendo a pesquisa sobre os preços de máscaras e álcool e gel, que geraram desabastecimento nas farmácias. Estamos monitorando para evitar preços abusivos”.

WhatsApp do Procon Municipal

Valdir Custódio ressalta que o WhatsApp tem sido um canal de comunicação importante com o consumidor. Como a informação chega rapidamente, o Procon pode ser mais efetivo na fiscalização. Além disso, o consumidor consegue mandar fotos, vídeos e áudio.

“Se queremos estar presentes, a informação deve acontecer de forma rápida. Recebemos denúncias e também fazemos a orientação pelo WhatsApp”, afirma.

O número para o atendimento é 67 98469-1001 e funciona em dias úteis e em horário comercial. O Procon Municipal fica localizado na avenida Afonso Pena, 3128, Campo Grande.

https://www.facebook.com/midiamax/videos/193659411863202/?__xts__[0]=68.ARAo6DZEBmR-3C09j5FBg9hHVbuLLUTNreqnXZ1OYXrA78BowuES62ptk9cK02oivLZfeuog9xeBa3veKuYLVYUSKsTEzdjXzt3IO3r2BOqSnIn9wENradLH7qEG0a-ZYgeh7iMjyNustcTDFaDv9fwfcSEyJn–CEpYglB-ckTRI6M9NAc-70fdn-5xoJjl9Ayjd7JJkC2jvcnCg11XkvxK23CmitOlwOYE4o3Q7py8ORLD_1kUr89EwzValARrTsrCE4RSXRY-T2toYYtLhAimbev0nfmRmonX-gXLinsogy4SevwROh5NxltiTT-DHVpI3ft57as7C_Vzr37NEP_tqBk1PNzYtTs&__tn__=-R

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fina estampa novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

tereza cristina carne senado eua missão trump

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é flagrado com revólver e acaba preso pela GCM em Campo Grande

Homem alegou que encontrou a arma em uma caçamba

Emprego e Concurso

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas das 8h às 18h

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar